12º Casamento Comunitário foi sucesso

24/05/2016 08:58

A próxima edição  acontece no dia 9 de setembro

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) promoveu, na última sexta-feira (20), a 12ª edição do Casamento Comunitário. O evento que teve início às 19 horas recebeu 55 casais oficializando sua união no Teatro Municipal Vera Cruz.

O Casamento Comunitário é uma forma de garantir a concessão de direitos e benefícios para casais que não têm condições de arcar com os custos. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Luiz Humberto Dutra a participação da Câmara foi fundamental para a viabilidade do projeto. “ A união muitas vezes já existe, mais só é de direito quando se consolida através do casamento via cartório, é isso que o poder Executivo está proporcionando aqui hoje, através de proposta do Legislativo. A felicidade está nas pequenas coisas”, conta Luiz Humberto.

Autor- Para o vereador João Gilberto Ripposati, autor da lei que implantou o casamento comunitário na cidade, o evento é de grande orgulho para a cidade. “Em 2004 a lei foi implantada na cidade e desde então muitos casais foram beneficiados, eu fico muito feliz. É uma lei 100% do Legislativo, é a união, a família que é resgatada através do amor. Eu desejo que Jesus permita que seja eterno na vida dos que estão aqui presentes”, destaca João.  A realização de duas edições anuais foi fruto de proposta do vereador Samuel Pereira.

Para os casais este evento teve um significado maior ainda. Muitos conseguiram realizar o sonho de oficializar o relacionamento com seu companheiro, pois é um passo às vezes muito difícil, já que alguns não tiveram oportunidade anteriormente. Gleidson e Patrícia falam sobre este momento em suas vidas. “Já vínhamos adiando e a gente agarrou a oportunidade que apareceu, depois de onze anos juntos e quatro filhos hoje estamos muito felizes de realizar esse sonho”, diz Gleidson e Patrícia.

Para Airton e Cleison não foi diferente, eles também oficializaram o matrimônio e falam sobre a importância desta cerimônia. “Estamos muito felizes, em momentos como este vamos reduzindo o preconceito e vamos continuar diminuindo mais”, conta Airton e Cleison.

Estiveram presentes na cerimônia os vereadores Edcarlo dos Santos Carneiro (Kaká Se Liga), e Samuel Pereira, além do prefeito Paulo Piau, e do deputado estadual Tony Carlos.

Para o prefeito Paulo Piau, a contribuição com o cidadão uberabense é muito importante. “É aquela sensação de estar contribuindo com o poder para com pessoas em situação diferente perante a lei. Dar esta estabilidade para a família, para o casal me faz muito feliz como prefeito”, conta Paulo Piau.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) já informou a data da próxima edição do casamento comunitário. Segundo informações da assessoria o próximo evento será realizado no dia 9 de setembro, e em breve serão informados os prazos de inscrições.

Madu Monteiro

Estagiária de Jornalismo