Programa Movimento traz a prática da Justiça Restaurativa em Uberaba

27/01/2020 11:10

Uma modalidade que visa desafogar os processos judiciais. A Justiça Restaurativa promove o consenso, onde infrator e vítima, e, quando apropriado, outros membros da comunidade afetados, participam de coletiva com a justiça para encontrar meios de promover soluções dos traumas e perdas causados pelo crime. Você verá detalhes de como esse procedimento é realizado nas entrevistas concedidas ao programa Movimento, que pode ser assistido pelo canal Evacira Coraspe no Youtube. É bom aproveitar para inscrever-se no canal e ficar por dentro das próximas novidades. O programa também vai ao ar toda sexta-feira às 19 horas no canal digital da TV Câmara 61,3.

A prática da Justiça Restaurativa já existe em Uberaba e foi discutida durante o 1º Seminário de Justiça Restaurativa da Justiça Federal, que aconteceu no ano passado, no Centro de Eventos da ABCZ. Nomes importantes no âmbito judiciários estiveram presentes e falaram ao programa Movimento. O Desembargador Federal Presidente do TRF- 1ª Região, Carlos Eduardo Moreira Alves participou do evento, bem como o Juiz Federal Diretor do Foro da Seção Judiciária de MG, André Prado de Vasconcelos, o Juiz Federal Coordenador do Centro Judiciário de Conciliação – CEJUC/UBERABA-MG, Osmane Antônio dos Santos, a Desembargadora Federal Corregedora do TRF- 1ª Região, Maria do Carmo Cardoso, o Desembargador Federal Coordenador do Núcleo de Conciliação - NUCON/TRF- 1ª Região, Cândido Ribeiro, a Juíza Federal Coordenadora Adjunta do CEJUC/URA-MG, Fátima Aurora Guedes Afonso Archangelo, e o prefeito de Uberaba Paulo Piau.

Jornalista Renata Thomazini

Mtb. 11046/MG