Uberaba terá 1ª Brigada de Incêndio Comunitária

01/10/2020 11:37

Moradores dos bairros Palmeiras e Dom Eduardo integrarão o primeiro grupo de brigadistas voluntários

Uma reunião online foi realizada nesta quinta – feira (1) para discutir os trâmites legais para a criação da 1ª Brigada de Incêndio Voluntária de Uberaba. Participaram do encontro o representante da Câmara Municipal, vereador Rubério Santos, o comandante do 8°BBM (Batalhão do Corpo de Bombeiros), Tenente-coronel Anderson Passos e representantes da Associação de Moradores dos bairros Palmeiras e Dom Eduardo.

A iniciativa inédita surgiu entre os próprios moradores, devido ao crescente número de queimadas naquela região. De acordo com dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), apresentados pelo comandante do 8° BBM, Uberaba é recordista em Minas Gerais, em relação a focos de incêndio. Até o momento, a corporação atendeu mais de mil ocorrências no município, 76% a mais que em todo o ano de 2019. Segundo o Tenente-coronel Passos, grande parte dos incêndios são criminosos.

O comandante elogiou a atitude dos moradores e garantiu total apoio para a implantação do projeto. “É uma iniciativa inédita em Minas Gerais e muito bem-vinda, diante do momento que estamos passando. Aqui em Uberaba, tivemos que reduzir o número de efetivo burocrático e reforçar as equipes nas ruas para atender o volume de chamados”.

O próximo passo será a convocação de pelo menos 30 voluntários para integrar o grupo de brigadistas. Esse trabalho será realizado pela Associação de Moradores, por meio da presidente Doraci Carvalho e sua vice, Luzia Oliveira Silva. Para atuar na prevenção e combate à incêndio, a brigada comunitária deverá ser cadastrada pela Defesa Civil do município e passar por orientação técnica do Corpo de Bombeiros.

O vereador Rubério Santos, que intermediou a reunião entre os moradores e o comando do 8° BBM, diz estar satisfeito com o resultado do encontro. “Como representante do Legislativo acho a iniciativa de grande importância para o município e com certeza servirá de exemplo para outras cidades do estado e até mesmo do Brasil. Como morador do bairro Palmeiras já coloquei o meu nome à disposição da Associação dos Moradores para ser voluntário no grupo de brigadistas”, finaliza o vereador.

Jornalista – Melissa Paroneto

Assessoria do vereador Rubério Santos