ABCZ atende pedido dos vereadores e os shows voltam na Expozebu deste ano

23/03/2017 08:09

Na reunião ordinária de quarta-feira (22), o presidente Luiz Dutra (PMDB) informou que os shows artísticos voltarão a acontecer durante a Expozebu deste ano – 29/04 a 06/05. Lembrou que esta foi a principal solicitação que a Câmara Municipal fez ao presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado, quando participou de uma das reuniões plenárias no ano passado, no período de sua campanha à presidência da instituição. “Arnaldo cumpriu o que prometeu e está trazendo a feira agropecuária, novamente para o povo”. Disse que entende a reclamação de alguns moradores que residem nas imediações do Parque Fernando Costa, e que a Lei do Silêncio deve ser respeitada, mas é preciso ter bom senso. “Não queremos que o barulho venha trazer desassossego o ano todo. Mas, trata-se de poucos dias de feira, os shows têm pouco mais de uma hora de duração e traz alegria para muitas pessoas”, argumentou Dutra, acrescentando que uma cidade muda é uma cidade morta.

Almir Silva (PR) lembrou que em 2009, no seu primeiro mandato como vereador, pediu a volta das atrações artísticas, na época a presidência da ABCZ argumentou que o cancelamento dos shows era uma reivindicação dos moradores do entorno, considerando que o som alto atrapalhava o sossego. “Na verdade era a ABCZ que não queria os shows e agora o Arnaldo está devolvendo ao povo a oportunidade de freqüentar a tradicional feira agropecuária”, argumentou o vereador.

Almir ressaltou que em uma das reuniões com o Rivaldo Machado Borges, disse que “é hora da Expozebu rever seus conceitos e devolver a ‘Casa’ para o povo, ou então daqui uns dias a população vai tomar broca e não irá aceitar a feira em Uberaba”.

Quanto ao barulho durante a feira, Rubério Santos (PMDB) ressaltou que durante sua campanha reuniu com os moradores das imediações, que afirmaram que não são contra a volta dos shows durante a festa agropecuária.

O vereador Ismar Vicente do Santos “Ismar Marão” (PSD), ressaltou que em 2013, também pediu o retorno dos shows e na ocasião disse que foi muito criticado. “Inclusive o líder do prefeito da época, disse a mim que era mais fácil o sargento Garcia prender o Zorro, do que voltar os shows da Expozabu”.

O vereador Edcarlo dos Santos Carneiro “Kaká Carneiro”, disse que esta também foi sua principal solicitação de 2013, reconhece que cada gestão tem uma forma de pensar e administrar. “A presidência da ABCZ daquela ocasião destacou que o negócio da ABCZ não era shows e sim a comercialização de gado e genética bovina, e ainda a promoção de leilões”. Kaká declarou que o Poder Legislativo teve grande influência para que os shows artísticos retornassem à feira. Destacou que de acordo com um Termo de Ajustamento de Conduta, feito com o Ministério Público, os shows começarão e terminarão mais cedo.

Já o vereador Samuel Pereira (PR) disse lamentar o fato de não ter nenhuma atração gospel. Ressaltou que, junto com o Conselho de Pastores Evangélicos de Uberaba, fez esta solicitação ao presidente Arnaldo que prometeu dar um retorno. “Vejo que nosso pedido não foi atendido e nenhuma justificativa nos foi dado. Acredito que a assessoria do presidente Arnaldo foi falha”, alegou o parlamentar dizendo que mesmo assim, este ano irá homenagear o Arnaldo com a Medalha Major Eustáquio, considerando sua competência, humildade e grande conhecedor na área agropecuária.

Para finalizar, o vereador Ronaldo Amâncio (PTB) destacou que o retorno das atrações artísticas, além agradar a população irá movimentar positivamente a economia do município.

Jorn. Cássia Queiroz

Departamento de Comunicação da CMU