Academia de Letras do Triângulo Mineiro e Câmara lançam novo livro de Jorge Alberto Nabut

16/07/2014 00:00

Com edição da Câmara Municipal de Uberaba e o apoio da Prefeitura Municipal e ABCZ, Jorge Alberto Nabut apresenta à comunidade, nesta sexta (18), seu mais novo livro intitulado "Corredor dos Boiadeiros".

Jornalista e historiador, Jorge Alberto dedicou-se, durante dois anos, às pesquisas sobre o trajeto que as boiadas faziam no perímetro urbano de Uberaba. O foco do autor é o trecho que as boiadas percorriam no bairro do Cachimbo, mais tarde, bairro do Fabrício,região cuja ocupação se deu em meados do século 19, quando ali se fixaram as tropas brasileiras em direção ao estado de Mato Grosso, no período da Guerra do Paraguai.

Segundo Nabut, a renda proveniente da venda do atual livro, no dia do lançamento (18), será revertida para a Associação de Voluntários do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM."A associação desempenha um papel importante na cidade, dando suporte aos pacientes e seus familiares. Espero que as pessoas se sensibilizem com a causa e vendamos um bom número de exemplares para ajudarmos a instituição", frisou.Todas as escolas do Município receberão exemplar da obra, ficando a cargo da Secretaria de Educação sua distribuição.

Jorge Alberto,que também é economista e engenheiro civil, está sempre engajado nos acontecimentos culturais e artísticos de Uberaba, além da dedicação ao colunismo social. O livro "Corredor dos Boiadeiros" se somará às outras oito obras já lançadas pelo jornalista, entre elas "Coisas que me Contaram","Desemboque", "Fragmentos Árabes" e "Geografia da Palavra".

O lançamento do livro acontece,às 19h30, no Casarão do Centro de Cultura José Maria Barra, na praça Frei Eugênio, 231.

"As manhãs eram entã ocaiadas de branco e tudo o que aparecia coloria; mesmo a boiada levantado o póque aboiava no ar a coloratura do chão." J. A. Nabut

AVHC-Fundada por esposas de médicos em 2002, a Associação de Voluntários do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM conta com voluntários responsáveis por ações variadas dentro do Hospital de Clínicas. A partir da ideia do hematologista Hélio Morais, 17 pessoas se juntaram para fundar a Associação dos Voluntários do Hospital Escola- AVHE, que começou suas atividades com apenas cinco voluntárias.

A Associação desenvolve hoje um trabalho de humanização dentro do Hospital, com projetos como o Portaria Humanizada, Sala de Humanização, Gotas de Amor, Cheirosinho,Mãos Vitoriosas, entre outros, que visam ao bem-estar de paciente e seus acompanhantes. Segundo o site da UFTM, são mais de 1 mil pessoas atendidas por dia.  Os voluntários desenvolvem ainda atividades para o Bazar Mãos Solidárias, brechó e vários outros eventos sociais, cujo objetivo é arrecadar fundos para a manutenção dos projetos de humanização.

Para quem também quiser ajudar,informações pelo telefone 3321-9569. A Associação dos Voluntários fica na ruada Constituição, nº 1.032, em Uberaba.

Departamento de Comunicação