Academia de Letras ganha nova sede com aprovação de projeto

16/09/2014 00:00

Compartilhar

A primeira proposição analisada e aprovada na sessão plenária desta terça-feira (16) beneficia a Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM) com a concessão de direito real de uso de imóvel situado na Rua Senador Pena.

Atualmente, a ALTM encontra-se instalada no Centro Cultural "Lúcio Mendonça de Azevedo", que também abriga a Biblioteca Municipal "Bernardo Guimarães". No texto do projeto encaminhado à Casa pelo prefeito Paulo Piau, o Executivo ressalta a importância da entidade para a cultura. "A ALTM é uma instituição revestida de grande seriedade, sendo inequívoca a sua contribuição na melhoria da sociedade humana, proporcionando nesse meio século enriquecer os conhecimentos da sociedade, sem se descuidar de enviá-las às principais bibliotecas da cidade, do estado e do país".

A reunião, que contou com as presenças dos acadêmicos Jorge Alberto Nabut e Guido Bilharinho, iniciou-se com o pronunciamento do vereador Edcarlo dos Santos - Kaká Se Liga (PSL), que relembrou a história da academia na cidade e destacou a iniciativa do governo Paulo Piau de atender a um antigo anseio da entidade, que agora passará a ocupar a antiga sede da Casa do Artesão.

O presidente da Câmara, Elmar Goulart (SD), disse estar feliz por poder colaborar com a academia. "Jorge e Guido levem o nosso abraço a todos os membros da entidade e quero ressaltar que estamos à disposição de todos vocês". Luiz Humberto Dutra (SD) também cumprimentou os convidados pela conquista e ressaltou que a ALTM é cultura. "Uma entidade que deixa a história para nossos filhos". Franco Cartafina (PRB) frisou que, "quem sabe no futuro, possamos instituir, aqui, a escola do Legislativo e possamos fazer uma parceria com a academia para levarmos aos nossos jovens alguns conhecimentos referentes principalmente à história de nossa cidade que tão pouco é explorada". Segundo Nabut, que falou em nome da entidade, a ALTM existe há mais de 50 anos, sendo responsável por uma grande formação do perfil cultural do homem do Triângulo Mineiro. "É a mais importante e mais antiga instituição cultural do Triângulo e Alta Paranaíba. Embora a academia tenha uma atuação brilhante, ela sempre morou de ‘aluguel’, vamos assim dizer, ocupando pequeno espaço na Biblioteca Municipal. Já era hora de a entidade mostrar o seu perfil, a sua cara, o seu espaço na cidade. A atitude de vocês vem coroar um projeto muito antigo nosso", destacou. O jornalista ainda convidou a população para ocupar esse espaço, "usufruindo dele e dos conhecimentos de seus integrantes. A nova sede é excelente, atende às necessidades da academia, além de ser um prédio histórico na cidade [o imóvel fica na Rua Senador Pena, 352 - antigo 358]". 


Departamento de Comunicação

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados