Ação política pode viabilizar Restaurante Popular, diz Almir

03/02/2010 00:00

“Ação política pode viabilizar Restaurante Popular”, diz Almir

Após ir a Brasília, em mais uma tentativa de viabilizar o Restaurante Popular em Uberaba, o vereador Almir Silva (PR) constatou que pode ter faltado vontade política para dar início ao projeto. Durante sua viajem, o vereador pode conhecer os tramites governamentais para auxiliar na viabilização do restaurante. Almir, que foi acompanhado do colega vereador Samuel Pereira (PR), se reuniu com o diretor do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, Marco Aurélio Loureiro.
De acordo com as informações, o Ministério disponibiliza, anualmente, um edital para que as prefeituras façam o cadastro, apresentem documentação e local para instalação do restaurante. Ainda segundo o vereador, o projeto, quase que totalmente é bancado pelo governo federal, ficando a contrapartida do município, no que diz respeito a funcionários.
São mais de 60 Restaurantes Populares funcionando no Brasil, sendo que Minas Gerais são 13, localizados nas cidades de Betim, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros, Poços de Caldas, Sete Lagoas, São João Del Rei e Varginha e mais três em Belo Horizonte. Almir revelou ainda, que teve informações no ministério que a cidade de Uberlândia também está interessada em montar o restaurante. “Temos que nos mobilizar. É necessária apenas vontade política, pois o município entra com os funcionários e o restante é tudo investimento do governo federal”, disse.
Almir lembrou que o Restaurante Popular faz parte do programa de Segurança Alimentar, pois oferece refeições nutritivas, balanceadas e de boa qualidade aos trabalhadores, estudantes e pessoas mais carentes por apenas um real (R$ 1). O vereador explicou que sua próxima ação no sentido de se fazer cumprir a Lei e implantar o Restaurante Popular em Uberaba, será junto ao prefeito Anderson Adauto. Almir se reunirá com o prefeito nos próximos dias com o objetivo de sensibilizá-lo para esta ação, visto que a ação política é fundamental para viabilizar o restaurante.