Afrânio destaca importância do agendamento de consultas para idosos

07/04/2010 00:00

Afrânio destaca importância do agendamento de consultas para idosos

No entanto, ele quer que o benefício seja estendido também para as gestantes e deficientes físicos

Ao anunciar o agendamento por telefone de consultas para idosos na rede municipal de saúde, o prefeito Anderson Adauto, atendeu a reivindicação do vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende, que no início de 2010 apresentou no plenário um projeto de Lei neste sentido, mas que foi transformado em requerimento visto usa inconstitucionalidade. Mesmo assim, após várias gestões junto ao governo municipal, foi informado pelo prefeito que a iniciativa será adotada, visto o benefício para a comunidade.
A importância desta ação está no fato de que o idoso tem mais dificuldade para ir ao local e marcar a consulta. Principalmente, se não consegue marcar a consulta em uma primeira tentativa. No entanto, ressalta Afrânio, a medida poderia ser estendida também, para outros cidadãos.
“A implantação deste sistema de agendamento de consultas para os idosos foi um grande passo, mas precisamos avançar. Vou tornar a sugerir ao prefeito, que após o início deste trabalho, no próximo dia 30, peça à equipe que estude a ampliação do serviço para os gestantes e portadores de deficiência física, que também podem ter as mesmas dificuldades que os idosos”, destacou.
Multas – Outro projeto do vereador Afrânio, com co-autoria do vereador Luiz Humberto Dutra, e que foi transformado em requerimento devido a inconstitucionalidade, diz respeito a divulgação nas multas, de as mesmas sendo leve e médias, poderem ser transformadas em aulas educativas. Segundo Afrânio, novamente ele tentará sensibilizar o prefeito para que esta ação de divulgação seja feita, visto que Legislação Federal de Trânsito permite. “O Código de Trânsito Brasileiro é claro. Se a multa for leve ou média e o infrator não for reincidente em 12 meses, a multa por ser transformada em aula, mas, infelizmente, o cidadão não conhece o seu direito e, por isso, quero que o município faça a divulgação”, destacou.