Afrânio quer trazer Banco de Sangue Umbilical e Placentário para Uberaba

13/06/2014 00:00

O vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS) quer a implantação da Rede Brasil Cord em Uberaba. O sistema, criado pelo Ministério da Saúde, é responsável pelos Bancos Públicos de Sangue Umbilical e Placentário (BSCUP).

O representante da Câmara Municipal está enviando um ofício ao Ministro da Saúde,Arthur Chioro e outro ao deputado federal Marcos Montes Cordeiro. Nos documentos ele explica que a presença do banco na cidade proporcionaria um local próprio para a captação do sangue do cordão umbilical e da placenta de recém-nascidos, os quais poderiam ser futuramente utilizados em transplantes de células-tronco.

Um dos benefícios de armazenar os materiais é o aumento da chance de ter compatibilidade para pacientes que precisam de transplante de medula óssea. O sangue é rico em células-tronco hematopoéticas.

Para o vereador, o Banco pode ajudar a reduzir os problemas provocados pela falta de doadores de medula óssea no país. Ele lembra que a chance de encontrar um doador compatível é de aproximadamente um para 100 mil, número que poderia diminuir bastante com a ampliação da Rede.

Apesar de ser de pouco conhecimento público, a medida está prevista na Lei Federal número 11.633, de dezembro de 2007. Diz o artigo 9º que "É garantido a toda mulher o acesso a informações sobre as possibilidades e os benefícios da doação voluntária de sangue do cordão umbilical e placentário durante o período de consultas pré-natais e no momento da realização do parto".

A Rede Brasil Cord é coordenada pelo Centro de Transplante de Medula Óssea do Inca. Atualmente a Rede conta com 13 Bancos Públicos de Sangue, sendo dois em São Paulo e os demais em Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis(SC), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR)e Belo Horizonte. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério no ano passado, o objetivo do governo é criar outros quatro bancos públicos até 2015,nos Estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Doação – A doação do cordão umbilical do recém-nascido para um banco público é voluntária e autorizada pela mãe do bebê. As unidades armazenadas ficam disponíveis para qualquer pessoa que precise de transplante de medula óssea, seja indicação para pacientes com leucemia ou outras doenças do sangue.

Quanto mais cordões armazenados, maior a quantidade de pessoas que podem ser beneficiadas. Os bancos da Rede Brasil Cord mantêm convênio com determinadas maternidades para coleta dos cordões. As doações só podem ser realizadas nesses hospitais conveniados, onde existem equipes treinadas para realizar a abordagem da gestante, acompanhamento da gestação e coleta do material no momento do nascimento da criança.

Departamento de Comunicação