Agnaldo cria ponto de apoio para agendar o recadastramento biométrico eleitoral

09/01/2018 16:38

Uberaba é um dos municípios mineiros que obrigatoriamente passa pelo recadastramento biométrico dos eleitores da cidade. O processo vem sendo feito deste 1º de fevereiro de 2017, o prazo vence no dia 09 de fevereiro deste ano e não há previsão de prorrogação.

No intuito de colaborar com a Justiça Eleitoral, com autorização legal, o vereador Agnaldo José da Silva (PSD) criou pontos de apoio para fazer o agendamento biométrico dos eleitores. O atendimento foi criado em junho do ano passado, já passou pelos bairros: Residencial 2000, conjunto Alfredo Freire e Abadia (rua Prudente de Morais) e hoje está localizado no calçadão da rua Artur Machado, onde ficará até o dia 30 de janeiro das 8h às 18h. O trabalho se estende também aos estabelecimentos comerciais, uma equipe do gabinete do vereador está visitando as lojas da cidade para fazer a biometria. Segundo o vereador já foram realizados mais de 4500 agendamentos.

Agnaldo destacou a importância do sistema biométrico, que possibilitará ao eleitor, além da segurança do voto, agilidade e facilidade na hora de votar. “O serviço da coleta de digitais está previsto em Lei Federal, obrigatoriamente tem que ser cumprida”, ressaltou o vereador, acrescentando que é preciso que os 232.296 eleitores uberabenses estejam cadastrados até a data estabelecida.

Segundo a legislação eleitoral quem não comparecer para o recadastramento terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições que ocorrem no mês de outubro.  “Isto não é bom para o nosso município. Perderemos forças políticas junto a Câmara Federal e Assembléia Legislativa. Isto é, teremos menos deputados de Uberaba nos representando”, argumentou o vereador.

Até o momento 140.360 eleitores estão biometrizados, o que corresponde a 60,43% do eleitorado.

Para se recadastrar, o eleitor deve agendar o atendimento por meio do site do TRE-MG (www.tre.mg.jus.br), pelo Disque-Eleitor (telefone 148) ou no ponto de apoio instalado pelo vereador Agnaldo no calçadão da rua Artur Machado .

Jorn. Cássia Queiroz

Departamento de Comunicação Social da CMU