Agnaldo Silva solicita tombamento do Centro Administrativo de Uberaba

27/08/2018 12:35

O vereador Agnaldo Silva (PSD) apresentou requerimento no Legislativo, solicitando ao prefeito Paulo Piau inventariar e transformar em patrimônio histórico de Uberaba o prédio do Centro Administrativo, situado na avenida Dom Luiz Maria Santana, n° 141, bairro Mercês. O imóvel é sede da prefeitura há quase 20 anos e reúne a maioria das secretarias municipais.

Agnaldo explicou que os Irmãos Maristas, ex-proprietários do imóvel onde hoje está instalado o Centro Administrativo, constituem uma congregação religiosa criada na França, em 1817, pelo padre católico São Marcelino Champagnat, que priorizou a escola para crianças, adolescentes e jovens [nos colégios que desenvolveram seu trabalho no Brasil e em Uberaba]. “A prefeitura municipal adquiriu o prédio por consignação do proprietário, Cristiano Marcelo Carneiro Drigo, e promoveu sua restauração e adaptação. Após as melhorias, ele foi denominado Centro Administrativo ‘Jornalista Ataliba Guaritá Neto’.

Para o vereador, a história do prédio justifica a solicitação de tombamento, pois “o imóvel possui importância imensurável ao município. Ele foi palco de vários projetos na área de educação em Uberaba, entre eles o Instituto Marcelino Champagnat e a Fazu”, disse.

Almir Silva (PR) e Fernando Mendes (PTB) também assinaram o requerimento.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU