O vereador Agnaldo Silva (PSD) apresentou requerimento no Legislativo, solicitando ao prefeito Paulo Piau inventariar e transformar em patrimônio histórico de Uberaba o prédio do Centro Administrativo, situado na avenida Dom Luiz Maria Santana, n° 141, bairro Mercês. O imóvel é sede da prefeitura há quase 20 anos e reúne a maioria das secretarias municipais. 

Agnaldo explicou que os Irmãos Maristas, ex-proprietários do imóvel onde hoje está instalado o Centro Administrativo, constituem uma congregação religiosa criada na França, em 1817, pelo padre católico São Marcelino Champagnat, que priorizou a escola para crianças, adolescentes e jovens [nos colégios que desenvolveram seu trabalho no Brasil e em Uberaba]. “A prefeitura municipal adquiriu o prédio por consignação do proprietário, Cristiano Marcelo Carneiro Drigo, e promoveu sua restauração e adaptação. Após as melhorias, ele foi denominado Centro Administrativo ‘Jornalista Ataliba Guaritá Neto’.

Para o vereador, a história do prédio justifica a solicitação de tombamento, pois “o imóvel possui importância imensurável ao município. Ele foi palco de vários projetos na área de educação em Uberaba, entre eles o Instituto Marcelino Champagnat e a Fazu”, disse.

Almir Silva (PR) e Fernando Mendes (PTB) também assinaram o requerimento.

 

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU
27/08/2018

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020