Ajuda do MP já viabilizou castração e chipagem de 450 cães e gatos

17/04/2015 00:00

A iniciativa da vereadora Denise Max deve atender cerca de outros 100 animais até o próximo mês
O trabalho de chipagem e castração, realizado pela equipe da vereadora Denise Max (PR) com verba destinada pelo Ministério Público, entra na etapa final. Segundo levantamento realizado, até agora foram chipados e castrados aproximadamente 450 animais, entre cães e gatos. A expectativa é de que cerca de outros 100 sejam atendidos até o próximo mês.
O projeto só está sendo possível devido à verba de R$ 50 mil, conseguida pela vereadora, através da Coordenadoria Regional das Promotorias de Meio Ambiente. O recurso é proveniente de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado por uma construtora da cidade, repassado a entidade Supra (criada pela vereadora) pelo coordenador das Promotorias do Meio Ambiente, o promotor Carlos Valera.
A vereadora explicou que, apesar de inicialmente existir a previsão de atender 600 animais, o número será menor, uma vez que o número de fêmeas acabou sendo bem maior que o de machos. O problema é que a castração das fêmeas é mais complexa e cara do que do macho (em torno de R$120). Outra informação repassada pela parlamentar é que todos os animais passaram preventivamente por exames de sangue antes das intervenções, sendo que onze não puderam ser castrados.
Como a Prefeitura ainda não fornece atendimento e projeto neste sentido, a vereadora diz ter esperança de futuramente conseguir mais verbas através do MP. "O próprio promotor Carlos Valera já se comprometeu a ajudar, pois ele entende que a quantidade de cães e gatos abandonados é uma questão de saúde pública", afirmou. A estimativa é de que atualmente existem aproximadamente 12 mil animais vivendo pelas ruas da cidade.
E mesmo com relação aos animais a equipe enfrenta problemas com o preconceito e machismo. Alguns proprietários de cães machos são resistentes a castração e ainda alegam que não têm qualquer responsabilidade caso o animal venha a deixar fêmeas prenhes.
Em contrapartida existe uma lista de mais de 600 fêmeas para serem castradas. A equipe tem até o final do mês de maio para fazer a prestação de contas final ao Ministério Público.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU