Alan Carlos aprova projeto que cria Semana de Conscientização à Assistência Farmacêutica em Uberaba

16/06/2020 11:29

O eventoserá realizado anualmente e deverá disseminar informações para a população

Aprovado, na manhã desta segunda-feira (15), o Projeto de Lei nº 67/2020, de autoria do Vereador Alan Carlos, que criará a Semana de Conscientização à Assistência Farmacêutica, no município de Uberaba. Segundo o vereador Alan, o projeto será realizado anualmente, sempre na semana do dia 20 de janeiro.

O PL tem por objetivo realizar uma semana de atividades voltadas à população de Uberaba, afim de disseminar informações sobre os perigos que envolvam a automedicação e o descarte incorreto de medicamentos, entre outros assuntos.A data escolhida para realização da Semana de Conscientização à Assistência Farmacêutica deve-se ao Dia do Farmacêutico, comemorado no Brasil no dia 20 de janeiro.

“Se engana quem pensa que o farmacêutico tem atuação limitada aos balcões das farmácias de bairro. Embora essa seja uma das possibilidades, opções não faltam para quem se dedica a esta profissão”, explicou o vereador durante apresentação da demanda. A Resolução nº 572, de 25 de abril de 2013,do Conselho Federal de Farmácia (CFF), detalha as linhas de atuação dos profissionais de farmácia como: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia.

Ainda de acordo com Alan Carlos, a ideia de criar o presente projeto não surgiu apenas para celebrar o Dia do Farmacêutico, mas também para orientar a população sobre diversos assuntos. “Por meio do conhecimento técnico do farmacêutico, vamos disseminar informações acerca do uso correto de medicamentos, os males da automedicação, bem como a importância do descarte correto das medicações”, completou.

A matéria aprovada seguirá para o Executivo e entrará em vigor entre os próximos 30 dias.

Barbara Lemes
Assessoria Comunicação Vereador Alan Carlos