Alan Carlos pede investimentos no Arquivo Público e defende acervo do Lavoura

13/08/2018 14:39

O vereador Alan Carlos da Silva (PEN) está encaminhando três requerimentos e uma indicação ao Poder Executivo, solicitando melhorias no Arquivo Público de Uberaba (APU). Um dos pedidos refere-se à criação de um site, para que o conteúdo do Arquivo possa ser mais amplamente divulgado.

Alan Carlos lembrou que atualmente o APU não conta com um site próprio, seja para a disponibilização e divulgação do acervo digital, ou mesmo para a consulta rápida de informações, por parte da população.

O vereador também destacou que o aparelho de scanner do Arquivo se encontra estragado e precisa de reparo. “O aparelho é uma importante tecnologia de digitalização de documentos para a guarda e conservação destes, auxiliando assim, na preservação da história e da memória do Município”, afirmou Alan Carlos.

A falta de funcionários também é lembrada pelo vereador. Ele pede que a Prefeitura realize concurso público para a contratação de um arquivista, dois historiadores e dois restauradores. Segundo o parlamentar, o déficit no quadro de funcionários tem prejudicado o trabalho de guarda, conservação e pesquisa daquela instituição.

Por último, um requerimento do vereador pede que o acervo físico do jornal Lavoura e Comércio, com mais de cem anos de história, seja restaurado. Ele explica que o material já foi totalmente digitalizado, porém o acerto se encontra em estado de deterioração e com grande possibilidade de ficar inutilizado. “É muito importante manter viva esta fonte para a preservação da história e memória de Uberaba e região”, acrescentou Alan Carlos.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU