Almir pede empenho da SMS no combate à catapora

06/10/2010 00:00

Almir pede empenho da SMS no combate à catapora

Preocupado com o aumento no número de crianças com catapora, no município de Uberaba, o vereador Almir Silva (PR), encaminhou requerimento a Secretaria Municipal da Saúde, cobrando mais ação no combate a doença.  De acordo com os dados, já foram registrados 500 casos em 2010, contra 360 em 2009. A catapora é uma doença causada por vírus e pode ser transmitida facilmente, principalmente, nesta época do ano. Comumente chamada também de varicela, a catapora pode trazer complicações sérias, sendo a mais comum à infecção nas lesões por causa de bactérias.
“A situação é séria e a secretaria deve atuar de maneira informativa e também preventiva. Hoje assisti uma matéria naTV, onde explicaram que dos 341 atendimento realizados em julho, 16 tiveram complicações, ou seja, é preciso agir. Não dá para ficar parado. Quero saber também se estes dados estão corretos, pois acho o aumento grande”, disse o parlamentar.
Apoiando a fala de Almir, o primeiro secretário da Câmara, Luiz Humberto Dutra, destacou a importância de ampliar a vacinação. Ele afirmou ainda que foi procurado por populares que não conseguiram a vacina na rede pública de saúde.
Atendimento – Ainda no que diz respeito à saúde pública, o vereador Almir relatou dois casos de ineficiência no atendimento do Samu e do setor de ambulância da PMU. Segundo ele, um morador do bairro rural Capelinha do Barreiro foi picado por um escorpião e o Samu foi chamado, chegando ao local apenas três horas depois. Em Santa Rosa, um morador também acionou o atendimento que chegou depois de 1h30. “Quero explicações sobre o que está acontecendo. Por isso, pelo que os coordenadores do Samu e do setor de Ambulância compareçam a Câmara. Seja para explicar como funcionam os serviços, como também para falar sobre o motivo destas demoras, pois são muitas pessoas reclamando”, destacou ele.