Almir Silva faz alerta para os pais sobre jogo que tem levado jovens ao suicídio

18/04/2017 07:53

O vereador Almir Silva (PR) fez um alerta para o uso inadequado das redes sociais pelos jovens e o cuidado que os pais devem ter. “A Rede Social é uma maravilha, é um instrumento fantástico, essencial para o dia a dia, mas penso que para quem é jovem, é preciso ter uma cautela a mais”, afirmou o vereador no Plenário da Câmara.

Almir comentou que atualmente existe um jogo na internet, chamado “Baleia Azul”, que foi criado na Rússia, o qual está levando os jovens ao suicídio. “Neste jogo os adolescentes têm que cumprir alguns desafios, e o desafio final é o suicídio”, explicou o parlamentar

O administrador do jogo propõe aos jovens desafios macabros, como bater fotos assistindo a filmes de terror, praticar automutilação e ficar doente. Ao todo são 50 etapas, até a final, que é cometer suicídio. “Esta bobagem chegou a Belo Horizonte, onde um jovem perdeu a vida e a polícia está investigando, mas já está praticamente comprovado que foi por causa deste desafio”, afirmou o vereador.

Ainda de acordo com Almir, outros casos já foram registrados no Brasil e já foi constatado que quando o jovem tenta sair acaba recebendo ameaças do responsável pelo jogo. Ele alertou os pais para que vigiem o que os filhos estão fazendo na internet, pois entende que não se trata de invasão de privacidade

“Hoje uma criança de sete, oito anos tem Facebook, pai e mãe têm que ter a senha, vigiar o que os filhos estão fazendo. Tem muito louco neste mundo, inclusive muitos pedófilos que agem na rede social. Isto não é invasão de privacidade, é cuidar de nossos filhos”, finalizou Almir.

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU