Anastasia confirma presença na instalação da Escola do Legislativo de Uberaba

12/08/2015 09:11

Em setembro, o presidente Luiz Dutra tem encontro com o senador, que viajará em missão a Ásia, para discutir sobre o fortalecimento do Parque Industrial da cidade

O ex-governador, atual senador Antônio Augusto Anastasia (PSDB) confirmou presença no dia 9 de outubro em Uberaba para encerrar o Encontro Regional e Oficinas Interlegis, a ser promovido em parceria da Câmara Municipal com o Senado Federal entre os dias 5 e 9 daquele mês. Na ocasião, estará sendo lançada oficialmente a Escola do Legislativo da Câmara de Uberaba. Anúncio foi feito ontem pelo presidente, vereador Luiz Humberto Dutra (SD) durante a sessão plenária. A escola levará o nome do jornalista, advogado e ex-vereador que presidiu a Casa, Paulo Silva.

Dutra também revelou encontro com o senador ainda no mês de setembro, quando levará até ele importantes reivindicações para a área industrial de Uberaba. Anastasia estará viajando em missão para a Ásia no dia 15 de setembro, onde manterá contatos com diversas empresas interessadas em se instalar no Brasil, especificamente em Minas Gerais. “Esta é uma oportunidade de se buscar parceiros para fortalecer nosso parque industrial e, até mesmo, para a construção do gasoduto entre Betim e Uberaba”, afirma Dutra.

Quanto à Escola do Legislativo, o presidente anunciou sua instalação para o dia 5 de outubro, na abertura do Encontro Regional e Oficinas Interlegis. A “Aula Magna” será ministrada pelo professor Antônio José Barbosa, consultor legislativo aposentado do Senado Federal e professor doutor do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB), sobre o tema “História do Parlamento Brasileiro”. No mesmo dia será assinado o protocolo de intenções entre a Câmara de Uberaba e a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel).  Nos dias 6, 7 e 8 de outubro, acontecerão  as oficinas sobre o Portal Interlegis, abordando o sistema de gerenciamento de conteúdos e o sistema de apoio ao processo legislativo.

No dia 9, com a presença do senador Anastasia e do secretário da Mesa Diretora do Senado, Vicentinho Alves (PR-TO), acontece o Encontro Regional Interlegis, fechando a programação de lançamento da Escola do Legislativo de Uberaba. Na oportunidade, Anastasia vai falar sobre o Pacto Federativo. Na mesma data, outras duas conferências serão realizadas sobre a “Reforma Política – Voto Distrital e o Financiamento” - e ainda sobre “A Transparência no Legislativo, a Solução Web Interlegis”.

O Programa Interlegis é uma ação de abrangência nacional e conduzido pelo Senado Federal há 18 anos e tem como objetivo promover a modernização e integração no Poder Legislativo. Dentre os serviços oferecidos estão o Portal na Internet (o Transparência), o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (tramitação de matérias e repositório de legislação) e a consultoria em revisão de regimento interno e Lei Orgânica. Mais de  três mil Câmaras Municipais são conveniadas com o Senado, incluindo o Poder Legislativo de Uberaba.

Jorn. Márcio Gennari

Dep. De Comunicação