Anastasia recebe Medalha Major Eustáquio no plenário da Câmara

12/06/2018 15:12

Vários convidados lotaram o plenário da Câmara Municipal de Uberaba, nesta segunda-feira (11), para prestigiarem a entrega da Medalha Major Eustáquio ao senador Antônio Augusto Junho Anastasia – pré-candidato ao governo de Minas.

Dentre as personalidades que passaram pelo plenário da Câmara durante a homenagem: o prefeito Paulo Piau, vice-prefeito João Gilberto Ripposati, a primeira-dama, Heloisa Piau, os vereadores Luiz Dutra, Agnaldo Silva, Alan Carlos da Silva, Fernando Mendes, Almir Silva, Cleomar de Oliveira – Barbeirinho, Franco Cartafina, Ismar Vicente dos Santos – Marão, Ronaldo Amâncio, Rubério Santos e Thiago Mariscal, os deputados federais Marcos Montes, Alexandre Silveira e Domingos Sávio, os deputados estaduais de Minas Gerais Dilzon Melo, Noraldino Júnior, Luiz Humberto Carneiro e Felipe Attiê, alguns secretários municipais de Uberaba, o presidente da Câmara de Uberlândia Alexandre Nogueira e o presidente da Câmara de Ituiutaba Odeemes Braz dos Santos.

O senador recebeu o certificado, que confere a Comenda, das mãos do presidente da Câmara, Luiz Dutra, e a medalha foi entregue pelo prefeito municipal, Paulo Piau. “Anastasia é senador da República por Minas Gerais, eleito em 2014 com mais de cinco milhões de votos, sendo relator de mais de 300 matérias no Senado Federal. Um dos parlamentares mais respeitados e atuantes do Senado, Anastasia foi destacado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar como um dos “Cabeças do Congresso Nacional”, importante ‘formulador’ e ‘articulador’. Escolhido pelo ranking dos políticos como um dos cinco melhores senadores da República, recebeu do Observatório Político da Confederação Nacional dos Municípios o prêmio de Parlamentar Municipalista 2017.  Foi ainda governador do Estado no período de 2010 a 2014”, dizia parte do histórico do parlamentar lido na solenidade.

O momento destinado aos pronunciamentos foi aberto pelo presidente do Legislativo, Luiz Dutra, que destacou a importância da homenagem e enalteceu os serviços prestados ao Estado pelo senador homenageado. “Esta é uma tarde histórica para a Câmara com a presença de tantas autoridades no plenário da Casa. Nosso homenageado dedicou-se desde cedo ao serviço público. Antonio Anastasia é um profundo conhecedor dos problemas e demandas dos municípios, atuou em importantes momentos da história do Estado, como a Constituinte Mineira, entre 1988 e 1989, e, desde então, sua vida profissional é dedicada à administração e à defesa dos interesses de Minas”, enfatizou Dutra.

Paulo Piau iniciou sua fala parabenizando o presidente do Legislativo pelo período em que esteve à frente da Prefeitura de Uberaba, e cumprimentou os parlamentares pela escolha do homenageado. “Dutra exerceu a função no Executivo com competência e lealdade. Aproveito para saudar a todos os parlamentares pela decisão da homenagem, pois o professor, como Anastasia gosta de ser chamado, é um dos melhores brasileiros na política no país. É um merecedor da medalha”, disse o prefeito. Professor da Escola de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Direito Administrativo, Antonio Anastasia ingressou, na vida pública, na Fundação João Pinheiro.

Diante de dezenas de convidados, o senador agradeceu a honraria e falou um pouco sobre a história de Minas aos presentes. “Agradeço ao Dutra pela saudação à minha pessoa, a medalha evoca a pessoa de Major Eustáquio. É fundamental gostarmos de História, pois conhecendo o passado, compreendemos o presente e idealizamos o futuro. Referências históricas são relevantes. Uberaba é uma cidade importante para o país, sobretudo em se tratando de caráter de inovação e tecnologia, que este município ostenta. O nome da cidade é Uberaba e seu sobrenome é progresso e prosperidade”, encerrou o senador.

A medalha - A Medalha Major Eustáquio foi criada em homenagem ao fundador de Uberaba, Antônio Eustáquio da Silva Oliveira. A comenda, a mais alta honraria do município, é concedida a personalidades indicadas pelos vereadores de Uberaba. A condecoração foi instituída em 1985, por iniciativa do então vereador Murilo Pacheco de Menezes, e tem por objetivo homenagear pessoas beneméritas, que mereçam destaque por suas ações na promoção do nome da cidade.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação