Aprovadas áreas a entidades que atuam com portadores de HIV, crianças e adolescentes

09/12/2015 09:55

Uma instituição utilizará o imóvel para a construção da sede própria e a outra para implantar um centro de treinamento

Entidades que desenvolvem projetos de acolhimento a pessoas com HIV/Aids e com crianças e adolescentes estão sendo beneficiadas com a cessão de áreas do município para a construção de sede própria e centro de treinamento, respectivamente. A Associação de Apoio às pessoas Vivendo com HIV de Uberaba (AAPVHIV) e o Centro Cultural de Capoeira Águia Branca serão autorizadas a utilizarem áreas localizadas nos loteamentos Princesa do Sertão1 e Nenê Gomes, para o desenvolvimento de suas propostas.

Os dois projetos foram submetidos ontem a plenário. As ações desenvolvidas pelas duas entidades foram muito elogiadas pelos vereadores. A AAPVHIV é declarada de utilidade pública desde 2011 e não tem qualquer finalidade lucrativa. A entidade ampara pacientes e os familiares dos portadores de HIV, bem como presta apoio social, com mecanismos preventivos, protetivos e assistenciais de medicamentos, avaliações clínicas e acompanhamento psicossocial. A instituição promove ainda a doação de produtos alimentícios, vestuários e a reinserção dos portadores no convívio e nas atividades cotidianas.  A área de 1.177,92 m2 no bairro Princesa do Sertão será utilizada para a construção da sede própria da entidade.

No caso do Centro Cultural de Capoeira Asa Branca, são desenvolvidos diversos projetos com crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social, portadores de necessidades especiais e idosos. A entidade é declarada de utilidade pública desde 2007 e entre os seus objetivos está a difusão de atividades sociais, cívicas-culturais e desportivas, principalmente a capoeira, podendo, ainda, praticar ou competir em todas as modalidades esportivas e amadoristas especializadas, inclusive o futebol masculino e feminino, basquete, vôlei, handebol, futsal, atletismo e demais modalidades.

A área de 1,5 mil m2 será usada para a construção de centro de treinamento, área de lazer e aprendizagem da instituição.

Jorn.Márcio Gennari

Departamento de Comunicação