Aprovado projeto de Rubério que institui o Teste Vocacional na rede municipal

26/06/2020 15:04

Compartilhar

 

O vereador Rubério Santos teve aprovado, por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (24), o Projeto de Lei 27/20 de sua autoria, que permite a aplicação de Teste Vocacional para os alunos do último ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal. 

Segundo ele a orientação vocacional é instrumento de inclusão. O parlamentar argumentou que enquanto os alunos de escolas particulares possuem orientação multidisciplinar e, com isso, mais mecanismos para auxiliar no desenvolvimento de suas carreiras, os estudantes da rede pública acabam ficando em desigualdade.

A preocupação de Rubério é no sentido de dar oportunidade aos adolescentes para chegarem ao ensino médio com mais tranquilidade em relação às suas escolhas profissionais, tendo em vista que o período da adolescência, é época de inseguranças e dúvidas. “Uma das maneiras para direcionar o jovem nessa fase difícil, é fazer uso da orientação sobre suas vocações através dos testes vocacionais”, salientou. 

“Existem muitas opções para se considerar, e podem ser desenvolvidas por curso técnico, curso profissionalizante, ensino superior, e existem até mesmo aquelas que não são regulamentadas, mas que são fonte de renda de grande parte da população”, destacou.

O vereador ressalta que na rede municipal existem equipes de psicólogos e multiprofissionais capacitados para a aplicação dos testes vocacionais. Dessa maneira, avalia, que os alunos do 9º ano serão devidamente orientados para discernir corretamente sobre o caminho a seguir profissionalmente, ganhando tempo e evitando, por exemplo, de iniciar um curso para o qual não tem aptidão, com probabilidade de abandoná-lo antes do término.    

 

Jornalista Maria Cândida Sampaio

Assessoria do vereador Rubério Santos 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados