Aprovado projeto que cria CEMEI no NOVA ERA

09/04/2012 00:00

Aprovado projeto que cria CEMEI no NOVA ERA
Ainda na sessão, projeto que cria o Calendário Esportivo teve pedido de vista acatado, devendo voltar a plenário apenas na próxima semana
O Residencial Nova Era terá um Centro Municipal de Educação Infantil. Projeto neste sentido foi aprovado durante reunião ordinária (4). De autoria do Executivo, o PL 050/12 , cria o CEMEI "Maria Eduarda Farnezi Caetano".  Segundo o secretário José Vandir,  a instituição fará atendimento em creche e pré-escola de 100 a 120 crianças de 0 a 5 anos. Ele lembrou que o CEMEI é novo e tem espaço suficiente para futuras ampliações.
O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), pediu esclarecimentos ao secretário acerca de problema de infraestrutura do local, haja vista visita feita pelo parlamentar recentemente. Segundo Vandir, a obra foi viabilizada pela empreiteira que construiu o conjunto e recebida pela Secretaria de Obras. No entanto, por ocasião das chuvas recentes foram observadas goteiras e outros problemas que já foram solucionados pela empresa, juntamente com o setor de engenharia da prefeitura.
Em relação ao nome escolhido para denominar o local, no texto o Executivo explica que "Duda" era moradora da região, sendo aluna do Centro Municipal de Educação Infantil Francisca Valias Venceslau "Dona Chiquinha", tendo falecido aos 2 anos e 5 meses, sendo exemplo de amizade, amor, ternura, confiança e fé". O centro está localizado na rua 26, nº 49, do residencial.
Posicionamentos - O vereador Lourival do Santos (PCdoB), afirmou que o projeto era uma oportunidade de crescimento para todos, visto que os CEMEIS da cidade tem caráter educativo, diferente de "depósito" de crianças, como se vê em algumas cidades. "A secretaria tem tido a visão de transformar os centros infantis em locais para a Educação, não cuidando apenas de ficar com a criança enquanto os pais trabalham, mas também de ensinar. O que é de suma importância", destacou.
Para o primeiro secretário, vereador professor Carlos Godoy (PTB), quem ajuda a abrir escola, fecha cadeia e que, "votar um projeto como este, traz satisfação a todos os legisladores". O vereador Almir Silva (PR) fez coro com Godoy, e lembrou que a "educação é à base de tudo. O triste é abrir cadeia, este projeto só nos traz alegria". Ao parabenizar José Vandir pelo projeto, o vereador Jorge Ferreira (PMN) aproveitou a oportunidade e reivindicou vagas para crianças nos CEMEIS do Valim de Melo, Chica Ferreira e Gameleira.
Chiquinho das Zoonoses (PR), solicitou atenção da Secretaria de Educação, no tocante aos esgotos de algumas unidades educacionais, por onde estão surgindo escorpiões. Ele sugeriu ao secretário que utilize contenção nos ralos para evitar insetos peçonhentos e solicitou que a Comissão Permanente de Infraestrutura da Câmara, que faça a averiguação destes locais. O projeto foi aprovado por 11 votos e nenhum não.
Vistas - O Projeto de Lei 051/12,que tem por objetivo "instituir o Calendário Esportivo", teve pedido de vista do vereador Chiquinho das Zoonoses acatado. O parlamentar alegou precisar de mais tempo para esclarecer algumas dúvidas relacionadas à matéria. O vereador e vice-presidente da Câmara, Itamar Ribeiro de Rezende (DEM) e o líder do Governo, vereador Cléber Cabeludo (PMDB) solicitaram a Chiquinho celeridade no sentido de voltar com o projeto para o plenário, visto sua importância para o meio esportivo. O parlamentar se comprometeu a liberar o projeto para votação, na próxima semana.