Audiência Pública revelou desunião

11/06/2012 00:00

Compartilhar

Audiência Pública revelou desunião
Audiência que discutiu os direitos de pessoas com deficiência física demonstrou pouco envolvimento e mobilização de entidades cuidadoras do setor, bem como do próprio público-alvo.  Para isso, será criada federação com intuito de unir as instituições e garantir força às reivindicações
Representantes de entidades que tratam de pessoas com deficiência física estiveram reunidos no plenário da Câmara Municipal (5), para discutir sobre a defesa dos direitos do segmento em Audiência Pública de caráter regional. Segundo o autor da iniciativa, vereador professor Carlos Godoy (PTB), na oportunidade foi protocolada a criação da Federação Mineira das Entidades Cuidadoras de pessoas com Deficiência Física e Assistência Social, bem como se iniciou a elaboração do estatuto. Além disso, definiu-se pela formação de uma comissão que contará com a participação de representantes de Uberaba, Araxá e Araguari, que deverão ser indicados até o dia 20 deste mês, com a finalidade "de agregar mais valor e força às reivindicações".
Na ocasião, convidado pelo parlamentar, o secretário Nacional da Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Antônio José Ferreira, explicou aos presentes sobre o programa "Viver Sem Limites" do governo Federal. Trata-se de plano criado o ano passado com foco na inclusão e mobilidade. O plano amplia ações já existentes, nesse sentido, e apresenta inovações, tendo como finalidade propiciar melhor qualidade de vida a esses cidadãos através da abordagem de quatro eixos temáticos: educação, inclusão social, acesso à saúde e acessibilidade. "O programa surgiu para responder a compromissos assumidos pelo Brasil perante a convenção da ONU", salientou.
Segundo o vereador, a discussão em torno da temática foi produtiva e revelou obstáculos que deverão ser transpostos para dar continuidade e êxito às políticas públicas para o segmento em Uberaba e região. Ainda de acordo com o petebista, não houve a participação expressiva do público-alvo, conforme o esperado. "O recenseamento (que revelou o número de pessoas com deficiência no município) que temos em mãos pode estar furado, o número de instituições que participaram do evento ontem foi pequeno, reforçando o que havia dito anteriormente de que cada instituição está no seu canto cuidando de si sem perceber o que está ao entorno", revelou. Diante do fato, Godoy reforçou que o intuito da criação da Federação Mineira das Entidades Cuidadoras é justamente fazer com que seus representantes visitem as instituições do segmento, uma a uma, na tentativa de reuni-las em torno da causa que pretende dar visibilidade para aqueles que, ainda hoje, permanecem invisíveis perante a sociedade. 
O petebista destacou que a luta pelos direitos dos deficientes precisa ser encarada como prioridade, bem como ressaltou a necessidade de criar política pública que efetivamente saia da esfera assistencialista e garanta os direitos dessas pessoas. "Se eu permanecer por aqui por mais tempo, vamos defender isso como bandeira", garantiu.  Apesar do reduzido número de envolvidos na causa, afirmou que o fato não será empecilho para que ações sejam desenvolvidas na busca pela garantia dos direitos dessas pessoas. "Só vai demorar um pouco mais", conclui, enfatizando a necessidade de mobilizar as instituições do setor a participarem dos movimentos em prol da defesa dos anseios dessa parcela da população.
Pré-audiência - Antes da Audiência Pública, Godoy organizou reunião técnica entre representantes de entidades do segmento para que estes conhecessem melhor o programa do governo federal "Viver Sem Limites". Na ocasião, o secretário explicou sobre a criação do projeto, objetivos e as formas com as quais as instituições podem participar. 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados