Audiência Pública sobre Cultura agitou plenário da CMU

28/09/2009 00:00

Audiência Pública sobre cultura agitou o plenário da CMU

Aconteceu nesta sexta feira (25/09), no plenário da Câmara Municipal de Uberaba, Audiência Pública proposta pela Comissão de Educação e Cultura da CMU. Participaram do evento, o Presidente da Comissão, Carlos Alberto de Godoy (PTB), Antônio Carlos Marques, da Fundação Cultural, Rodrigo Mateus, no ato, representando Anderson Adauto, Carlos Marques, representando o Teatro Experimental de Uberaba e o Conservatório Renato Fratesch e os vereadores também membros da Comissão, Luiz Humberto Dutra (PDT) e José Severino Rosa (PT). Para Godoy, “o momento é para discutir uma cultura estruturante e que deste encontro saia um protocolo de intenções a partir da lei de incentivo à cultura”, afirmou o vereador.
Rodrigo Mateus apresentou aos presentes, estrutura da Fundação Cultural e, também, propostas que devem ser colocadas em prática ainda este ano. Mateus ainda revelou que existem alguns problemas na Fundação, como por exemplo, de ordem financeira, o atraso no repasse do duodécimo por parte da prefeitura referente há três meses, mas isso deve ser resolvido segundo ele, até o final do ano. Já Carlos Marques, mais conhecido como Cacá Perez, criticou os antigos presidentes da Fundação Cultural dizendo que eles foram os responsáveis pelo afastamento dos artistas uberabenses da casa que deveria ser do artista. Porém, Cacá mudou o discurso quando ressaltou que, o atual presidente da fundação fez muito mais em quatro meses do que todos os outros presidentes.
Todos no plenário tiveram a oportunidade de contribuir com o debate. O que mais foi dito pelos artistas presentes foi a respeito da falta de iniciativa política. No final da audiência foram produzidos documentos que serão encaminhados aos órgãos competentes. Nestes documentos constam propostas que visam dinamizar a cultura na cidade de Uberaba, como por exemplo, Faculdade de Música, Artes Visuais, Artes Cênicas, Filosofia e Ciências Sociais.