Avança a criação da Superintendência e do Fórum Permanente da Microempresa

04/12/2013 00:00

Compartilhar

Avança a criação da Superintendência e do Fórum Permanente da Microempresa
Um passo importante foi dado para a criação da Superintendência e do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Uberaba no 1º Fórum Regional de Microempresas, ocorrido nesta terça-feira, dia 03, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Aciu). A avaliação é do líder do prefeito no Legislativo, vereador Samuel Pereira (PR), que propôs a realização de evento. 
A ex-ministra e secretária estadual de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, destacou, durante a abertura, a necessidade das microempresas não temerem o crescimento e buscarem sempre as orientações necessárias para terem capacidade competitiva no mercado. O Superintendente estadual de Micro e Pequenas Empresas, Fernando Passalio, fez palestra abordando a criação do Fórum Regional Permanente.
Para a secretária, é preciso acabar com a ideia reinante entre os microempresários de que se crescer irá perder benefícios. "É preciso crescer, fazer a sua empresa virar exemplo, superar os desafios e mostrar as vantagens de se tornar maior e mais presente no mercado", diz Werneck. Ela ressalta ainda o papel do Poder Público no processo de fortalecimento da microempresa, buscando sustentabilidade e reduzindo a taxa de fechamento - mortalidade empresarial. Para ela, cabe aos governos criar condições de mobilização, orientação, assessoramento e acompanhamento. "O poder público precisa estar do lado dos empresários, pois são eles que geram empregos e fazem a economia crescer". 
O Superintendente de Micro e Pequenas Empresas, Fernando Passalio, disse que a criação do Fórum Regional é importante para dar sustentabilidade à atividade microempresarial. Trata-se de uma organização que vai reunir as entidades de classe, o Poder Público e outras instituições envolvidas com o setor numa mobilização em que o foco será o fortalecimento da micro e pequena empresa. "Este fórum permanente terá condições de analisar o mercado e apontar diretrizes para a formulação de políticas públicas de desenvolvimento econômico voltadas para as empresas menores". 
O vereador Samuel Pereira, que também preside a Comissão Permanente da Micro e Pequena Empresa no Legislativo, defende a criação, antes mesmo da instituição do fórum, de uma Superintendência de Micro e Pequena Empresa no âmbito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Ele diz que o prefeito Paulo Piau já sinalizou com a possibilidade e está concluindo estudos no campo administrativo para que até fevereiro possa encaminhar a proposta ao Legislativo. O vereador lembra já ter inserido na Lei Orçamentária do Município a previsão de recursos para manter a divisão e "eu acredito que o Prefeito Paulo Piau vai criar a Superintendência", diz. Fernando Passalio comenta que a criação deste setor na Prefeitura é uma iniciativa que pode trazer importantes resultados e deve ser "composta por equipe disposta a trabalhar, pois é muito trabalho, é o varejo", conclui. 
Em relação ao Fórum Regional Permanente da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Samuel diz já contar com apoio e participação da Aciu, CDL, SEBRAE e Fiemg e que outras entidades também deverão ser mobilizadas para a sua instituição. 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados