O vereador Cleomar Marcos de Oliveira, o Barbeirinho (Progressistas), tem apoiado o desejo das academias de poderem reabrir seguindo todas as normas sanitárias exigidas.  Recentemente, participou de live com o fisiologista,  Willian Lopes,  empresário do segmento que prioriza a prevenção, qualidade de vida e saúde. Ele disse que mais do que esse tripé que define bem a importância do exercício físico, o que mais querem é trabalhar. O setor está com as atividades suspensas desde o dia 20 de março, por força de decreto municipal, sendo uma das medidas para conter o avanço da Covid-19. Willian pede um olhar amável para o segmento que melhora a qualidade de vida da pessoa, mas também investe em Uberaba, gera emprego e renda. O vereador compartilha da opinião de Willian que considera a prevenção da saúde como essencial. Por isso, protocolou nesta quinta-feira, o requerimento número 00498/2020, em que pede para  o prefeito avaliar a possibilidade de classificar as atividades do ramo de academias e similares como atividades essenciais para funcionamento durante a Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). Significa solicitar que o município siga, por simetria, o Decreto Federal (Decreto n. 10.282/20, art. 3o, §1o, LVII).

Apesar de ainda não haver qualquer instrumento de prevenção efetivamente eficaz contra o novo coronavírus, o parlamentar argumenta que quem pratica atividade física, mantém a  saúde, física e mental, nos melhores níveis possíveis, são, portanto,  menos suscetíveis a contrair a forma grave da doença.

O vereador ressalta que o não funcionamento das academias e similares abre caminho para muitas pessoas adquirirem hábitos sedentários, tornando-as mais propensas  ao agravamento dos sintomas da doença.

Destaca no documento que os estabelecimentos estão aptos para funcionar com todas as medidas de segurança impostas pelos órgãos de saúde. Os proprietários e trabalhadores destes locais estão conscientes da necessidade de adoção de regras rígidas para o funcionamento, propiciando não apenas a volta da atividade econômica, mas também provendo o incremento na saúde dos indivíduos.

Barbeirinho finaliza o requerimento argumentando que o governo federal incluiu os serviços de academias e similares entre os serviços essenciais, devendo o Município de Uberaba seguir a posição da União neste sentido.

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020