O vereador Cleomar Marcos de Oliveira, o Barbeirinho, do Progressistas, manifesta a sua satisfação pela destinação de verba federal para o setor cultural. É que antes mesmo de esta possibilidade ter sido cogitada, Barbeirinho protocolou o requerimento número 00368/2020, no dia 5 de maio deste ano, em que solicita ao prefeito Paulo Piau determinar à Fundação Cultural a realização de estudos de viabilidade técnica e econômica para que os artistas locais tenham oportunidade de apresentar suas propostas artísticas e culturais. Ele justifica que devido às  medidas de prevenção e isolamento social para conter a propagação do coronavírus-Covid-19,  a maioria das classes de trabalhadores foi afetada, no entanto, os artistas foram os primeiros a parar e certamente serão os últimos a retornar ao trabalho, uma vez que os eventos com música ao vivo tendem a atrair muitas pessoas. 

O parlamentar entende que o governo municipal poderia apoiar financeiramente a apresentação de artistas em lives, por exemplo, pelo menos durante o período de enfrentamento da pandemia. Ele chega a sugerir que seja publicado um edital emergencial.

Barbeirinho demonstra sua preocupação com os artistas locais e com o requerimento pretende que sejam criados meios para facilitar em nível de logística e estrutura as apresentações artísticas e culturais. Desta forma seria  movimentada a cadeia produtiva cultural local contemplando os agentes culturais que tiveram suas atividades diretamente impactadas e sua renda extremamente reduzida. O vereador acredita que a viabilização de atividades nas variadas linguagens artístico-culturais para públicos diversos pode beneficiar os artistas ao mesmo tempo em que amplia o acesso a bens e serviços culturais no município.

 

Jorn. Rose Dutra

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020