Barbeirinho visita Instituto de Cegos

09/04/2019 09:48

O vereador Cleomar Marcos de Oliveira, o Cleomar Barbeirinho, visitou o Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC)  e ficou surpreso com as instalações do local e com a quantidade de atendimentos feitos não apenas para pacientes de Uberaba como de diversas localidades do Brasil. Fundado em 25 de agosto de 1942, o ICBC tem como objetivo principal e missão prestar assistência a pessoas com deficiência visual e/ou com baixa visão, proporcionando-lhes  acesso à educação, saúde, trabalho, esporte, arte, cultura, lazer e cidadania sempre de forma gratuita, bem como gerar conhecimento especializado para sua inclusão social na sociedade. Promove vários atendimentos especializados mensais para pessoas com deficiência visual total, com baixa visão e múltiplas deficiências e ainda mantém Escola Fundamental, Apoio Educacional à Rede Regular de Ensino, Transcrição, Adaptação e Confecção de livros e Materiais Pedagógicos para pessoas com deficiência visual, Avaliação Funcional da Visão, Estimulação Visual, Informática Adaptada, Cursos de Capacitação para Profissionais na Área da Deficiência Visual, Orientação e Mobilidade, Estimulação Essencial, Estimulação Sensorial, Atividades de Vida Diária, Datilografia e Escrita Braille, Capacitação e Inserção de Deficientes Visuais no Mercado de Trabalho, Oficina Pedagógica, Artesanato e Sala de Recursos Multifuncionais.
Barbeirinho tem buscado se inteirar das necessidades de entidades filantrópicas para avaliar e definir o direcionamento das suas emendas parlamentares. O ICBC pode ser incluído entre as beneficiadas, pois a realidade financeira da instituição, que tem receita sempre insuficiente para arcar com as suas despesas, faz com que a administração esteja sempre promovendo ações como Galinhada, Pizzas e, anualmente, o Jantar Árabe. Entretanto, arrecadações ainda insuficientes para atender a crescente demanda das necessidades do ICBC. Vale lembrar que as pessoas atendidas são oriundas dos mais diversos municípios de todas as regiões do país, todavia, a grande maioria é composta de cidadãos do triângulo mineiro, que não conta com nenhuma outra entidade nos mesmos moldes, dimensões e estrutura que o ICBC dispõe.

Jorn. Rose Dutra

Assessoria do vereador Cleomar Barbeirinho