Blitz da Saúde “Outubro Rosa” reúne centenas de participantes na Câmara

21/10/2019 11:12

Ação de saúde programada pelo presidente do Legislativo, Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSD), reuniu quase 400 pessoas em frente à Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (21), durante a Blitz da Saúde  “Outubro Rosa” realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Funepu.

Os cidadãos tiveram a oportunidade de aferir a pressão arterial e realizar teste de glicemia [procedimento rápido e que pode ser conferido na hora], utilizado para medir o nível de glicose presente no sangue.  “Tanto a pressão arterial quanto o nível de glicose no corpo podem ser controlados com hábitos saudáveis. Nosso objetivo com a ação foi orientar a população sobre a importância de manter acompanhamento preventivo da saúde”, disse Marão. Na oportunidade, também foram distribuídos folhetos informativos sobre o câncer de mama e o câncer do colo de útero.

Novembro Azul - A inserção da Semana Novembro Azul no Calendário Popular do Município, em 2014, foi uma iniciativa do atual presidente do Legislativo.

Segundo Marão, é preciso alertar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. "É fundamental quebrar tabus e realizar os exames necessários. Manter a saúde é condição essencial da existência humana", destacou o parlamentar.

Ação de conscientização sobre o assunto está sendo programada para novembro pela presidência da Câmara Municipal. No próximo dia 17 será comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU