Bombeira que salvou bebê é homenageada pela Câmara Municipal

19/10/2018 13:48

Não é difícil imaginar o desespero de uma mãe, cujo bebê se engasga e corre o risco de morrer. No dia 29 de maio deste ano mais uma criança de apenas dois meses de vida foi salva graças a ação de uma bombeira. Nesta sexta-feira (19) a militar foi homenageada pela Câmara Municipal de Uberaba.

A entrega da Moção de Aplausos a 3ª sargento Bianca Luce Dias Palhares aconteceu no Plenário do Legislativo. A iniciativa foi do vereador Edcarlo dos Santos Carneiro “Kaká Carneiro” (PR), assinada também pelos vereadores Antônio Ronaldo Amâncio (PTB), Rubério dos Santos (MDB) e Samuel Pereira (PR).

O comandante do 8º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente coronel Anderson Passos Souza, foi representado pelo sub-comandante, capitão Nelson Santana Camargos.

No dia do salvamento a mãe da criança, que é moradora do bairro Residencial 2000, ligou no telefone 193.  “Ele está roxo e engasgou com líquido”, disse por telefone, com voz de choro.

A bombeira disse para a mãe sugar a boquinha da criança, mas não surtiu efeito. As orientações da bombeira continuaram: “então, você faz o seguinte: vire-o na sua perna e com a boquinha para baixo. Agora dê cinco tapinhas nas costas dele”. Porém, mesmo com a orientação, o bebê continuava engasgado. “Então, você faz cinco compressões com dois dedos entre os mamilos dele”, disse a sargento. Após a mãe realizar os dois procedimentos algumas vezes, o bebê chorou e voltou a respirar, para alívio de todos.

De acordo com “Kaká”, a Moção é um reconhecimento aos serviços prestados à cidade. Bianca tem 28 anos, é formada em Direito e passou no concurso dos bombeiros em 2009.

O vereador comentou que, através da atuação brilhante da bombeira, conseguiu ter êxito no atendimento. “O engasgamento pode levar a criança a morte em menos de três minutos”, lembrou “Kaká”.

“Quem teve a oportunidade de ouvir o áudio, foi emocionante e surpreendente”, acrescentou o autor da homenagem. Ele lembrou que esta não foi a primeira vez. Em outra ocasião, um bebê residente no bairro Recreio dos Bandeirantes, com pouco mais de um mês de vida, também foi salvo pelo telefone por Bianca.

Para o vereador, a homenagem é uma forma singela de parabenizá-la pelos serviços prestados. “Sua família e todos que convivem com você devem ter orgulho. Tenho a certeza de que você terá muitos outros desafios, ainda mais difíceis, e peço a Deus que lhe dê força sempre”, finalizou “Kaká”.

A sargento Bianca agradeceu, em nome do Corpo de Bombeiros. Segundo ela, toda vez que acontece uma ocorrência que salva a vida de uma pessoa, é muito importante, seja nas ruas ou pelo telefone. “Poder ver a gratidão das pessoas é muito gratificante”, afirmou.

O presidente do Legislativo, Luiz Dutra (MDB), disse ser muito importante prestar esta homenagem aos bombeiros, que devem ter o trabalho reconhecido pelo salvamento de vidas que fazem no dia a dia.

Dutra contou que há alguns meses assistiu a uma matéria, onde o bombeiro ensinava como salvar uma vítima de engasgamento. Coincidentemente, no dia seguinte presenciou uma mulher passando mal e conseguiu ajudar. Em outra ocasião o vereador disse que também conseguiu ajudar a salvar uma criança de um ano, em circunstâncias semelhantes.

“Poder salvar uma vida é muito gratificante”, afirmou o presidente. Ele lembrou que a profissão dos bombeiros é uma das mais conceituadas, respeitadas e queridas pela população. “A Câmara estará sempre aberta a prestar homenagens a pessoas que proporcionam serviços relevantes à sociedade”, concluiu.

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU