Borjão cobra ações na área da Saúde

21/09/2013 00:00

Borjão cobra ações na área da Saúde
O vereador Marcelo Machado Borges - Borjão (DEM) enviou requerimentos ao prefeito Paulo Piau cobrando ações relacionadas à Saúde. Num dos ofícios, ele solicita que seja enviado à Casa um projeto de lei instituindo o Prêmio Variável de Qualidade (PVQ) do programa de melhoria de acesso à qualidade de atenção básica - PMAQ-AB aos servidores da Saúde da Família. O projeto era de autoria do vereador, que, por vício de iniciativa, foi arquivado.
Segundo Borjão, o prêmio constitui um incentivo a ser implantado em favor dos servidores da Estratégia de Saúde da Família/atenção básica que aderirem ao PMAQ-AB. "Vale lembrar que 100% das equipes da nossa cidade estão pactuadas no programa. Assim, os resultados alcançados pelas equipes perfazem hoje um montante financeiro de R$ 11.500,00 recebidos pelo Município por cada equipe habilitada", disse.

O projeto menciona ainda que a distribuição desse recurso deverá ser feita por rateio de 60% do valor a título de prêmio, como forma de incentivo, destacando que se as metas não forem alcançadas será zerado o repasse, não fazendo, portanto, jus ao recebimento aquela equipe.
Em outro ofício, o parlamentar solicita que sejam realizados estudos para a possível viabilização de a Prefeitura receber a doação de terreno pelo Centro Comunitário da Comunidade de Santa Rosa. Em contrapartida, o Executivo deve ampliar a UBS Palmíria Conceição Resende.
A direção do referido centro solicitou apoio para que essa transação se concretize, o que trará benefícios para a comunidade rural de Santa Rosa, cujos moradores, atualmente, precisam se deslocar para as unidades de saúde urbanas quando precisam de atendimento.