Borjão comemora credenciamento de saúde auditiva, mas faz questionamentos

29/10/2009 00:00

Compartilhar

Borjão comemora credenciamento de saúde auditiva, mas faz questionamentos

O vereador Marcelo Machado Borges – Borjão comemora a publicação no Porta Voz – Órgão Oficial do Município – da regulamentação do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva que está funcionando desde o dia 07 último.   “Trata-se de uma vitória importantíssima para a região. O assunto andava esquecido e nós em janeiro, assim que assumimos o mandato de vereador, fizemos requerimentos ao prefeito Anderson Adauto e aos deputados estadual Fahim Sawan, e federais Marcos Montes, Paulo Piau, Narcio Rodrigues e Alton Freitas, bem como à Secretaria de Estado da Saúde, cobrando a agilização do processo.
Com o credenciamento e agora a regulamentação do Município será responsável pelo atendimento da Macrorregião de Saúde Triângulo do Sul, respeitando as cotas estabelecidas para cada microrregião.  A Macrorregião de Saúde Triângulo do Sul  é composta pelas Microrregiões de Uberaba (Conceição das Alagoas, Delta, Veríssimo, Sacramento, Água Comprida, Campo Florido e Conquista); Araxá (Santa Juliana, Ibiá, Campos Altos, Perdizes, Pedrinópolis, Tapira e Pratinha)  e Frutal/Iturama (Fronteira, Pirajuba, Carneirinho, Planura, Comendador Gomes, São Francisco de Sales, União de Minas, Iturama, Itapagipe e Limeira do Oeste).
Borjão chama a atenção para o fato de Uberaba ser beneficiada com um número maior de cotas, com 36 cotas mensais na Média Complexidade e cinco cotas mensais na Alta Complexidade, ao passo que Araxá tem 17 cotas mensais na Média Complexidade e 02 na Alta Complexidade e a Microrregião de Frutal/Iturama tem 16 cotas mensais na Média Complexidade e 02 cotas mensais na Alta Complexidade.

O vereador também ao verificar a regulamentação afirma que não compreende porque o Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Alta
Complexidade será prestado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Estou encaminhando requerimento à Secretaria de Saúde para questionar isso.

A regulamentação prevê então que os pacientes serão atendidos primeiramente em seus municípios e encaminhados para a Junta Microrregional de Saúde que passa o caso para a Junta Reguladora de Saúde Auditiva da Secretaria Municipal de Saúde e, esta faz o encaminhamento para a Universidade de Uberaba para os atendimentos 
de alta média complexidade e para a Universidade Federal de Uberlândia para os casos de alta complexidade.

BOX

As Ações de Saúde Auditiva na Atenção Básica compreendem ações de
promoção à saúde auditiva, de prevenção e identificação precoce de
problemas auditivos junto à comunidade, assim como ações informativas
e educativas, orientação familiar e encaminhamentos, quando necessário,
para o Serviço de Atenção à saúde Auditiva na Média Complexidade.
O Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Média Complexidade constitui- se na primeira referência para a Atenção Básica e contra-referência do
Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Alta Complexidade. Deverá realizar triagem e monitoramento da audição de neonatos, pré-escolares e escolares; diagnóstico, tratamento e reabilitação de perda auditiva em crianças a partir de três (3) anos de idade.
O Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Alta Complexidade constitui-se
na referência para o diagnóstico das perdas auditivas e sua reabilitação em
crianças até três (3) anos de idade e em pacientes com afecções associadas
(neurológicas, psicológicas, síndromes genéticas, cegueira, visão
subnormal), perdas unilaterais e daqueles que apresentarem dificuldade na
realização da avaliação audiológica em serviço de menor complexidade.

Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do Vereador Marcelo Machado Borges - Borjão

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados