Borjão faz defesa de educadores junto a SEMEC

29/01/2013 00:00

Borjão faz defesa de educadores junto a SEMEC
Com ofício de reivindicações e a pauta do Sindemu em mãos, o vereador Marcelo Borjão (DEM) se reuniu com a secretária de Educação, Silvana Elias. No oficio 004/11, o vereador reivindica cinco itens considerados urgentes e de fundamental importância para os servidores, professores e alunos da rede municipal. Entre os itens mais importantes consta a alimentação para professores e servidores das escolas municipais, especialmente na Zona Rural. "Trata-se de uma justa reivindicação, tendo em vista que dessa maneira haveria maior valorização do quadro funcional. Além disso, peço uma revisão do contrato da Nutriplus", explicou.
Outra questão tratada pelo vereador e também pelo sindicato da categoria, através da pauta, diz respeito ao 14º salário. De acordo com Borjão, "desde 2009 luta para mudar os critérios do 14º salário, com o objetivo de definir o caráter da gratificação como estímulo, e não punição". Ele explicou que a secretária foi receptiva e informou que o contrato da Nutriplus já está sendo avaliado juridicamente, visto que seu término se dará em junho próximo. Compartilhando da preocupação de Borjão, relativo ao 14º salário, a secretária agendou reunião com membros do Sindemu, com o objetivo de reestudar o assunto.
Borjão também solicitou da secretária, atenção especial ao Educandário Menino Jesus de Praga, que corre o risco de encerrar suas atividades. O Educandário Menino Jesus de Praga é uma instituição mantida pela Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus, com o objetivo de realizar trabalhos de desenvolvimento social, educacional e cultural, através de práticas de cidadania e protagonismo juvenil.
"Porém, infelizmente a Congregação com sede na Alemanha não tem repassado a verba, deixando a instituição em estado vulnerável e sem condições de atendimentos, inclusive, já tendo fechado duas turmas. Por essa razão, torna-se urgente que sejam implementadas ações em favor dessa importantíssima escola que atende principalmente crianças e adolescente em risco social", afirmou Borjão.
Silvana Elias, segundo o vereador, garantiu que tomará providências para impedir que a entidade feche suas portas. Para Borjão a reunião alcançou seus objetivos. "Considero essa uma das reuniões mais produtivas que tive. A secretária demonstrou vontade política para dar solução para os problemas e isso é muito positivo", finalizou.