Borjão firma parceria com Prefeitura para correção de estradas rurais

06/06/2011 00:00

Borjão firma parceria com Prefeitura para correção de estradas rurais

Vereador Borjão estabeleceu parceria com a Prefeitura Municipal para correção e conservação das estradas rurais na região da Comunidade Casa Azul. Enquanto o Executivo entra com o maquinário e mão-de-obra, o fazendeiro cede o cascalho, o arame e a madeira para construção da cerca.  O projeto consiste em melhorar as vias rurais, evitando a erosão e aumentando a visibilidade dos motoristas e, com isso, a segurança.
Engajado no projeto, o Diretor de Estradas da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Olavo Resende Júnior, esclareceu que 3.300 metros de estrada estão compreendidas nesta primeira etapa das obras. Até agora, 1.500 metros já foram concluídos. “Nós realizamos um processo chamado Caixa de Empréstimo, que consiste em retirar terra de um lugar e colocá-la em outro. Depois de nivelado o terreno, coloca-se o cascalho, que é comprimido com o auxílio de caminhões pipa que lançam água no solo. Depois, coloca-se a cerca e temos uma estrada nivelada, sem cursas e sem risco para os motoristas”, explicou.
Já foram investidos, pela Prefeitura, 150 mil reais na execução das obras, além dos gastos dos proprietários.  Mas, segundo Borjão, o investimento é pequeno diante os gastos que o governo municipal poderá ter com a correção de processos de destruição do solo causados pelas más condições das vias. “As beiradas dessas estradas chegam a ter, em alguns trechos, aproximadamente 2,5 metros de barranco. Além de colocar em risco a segurança dos motoristas e transeuntes, aumenta os riscos de erosão e acumula água em abundância, na época das chuvas, impedindo a passagem”.
O parlamentar disse, ainda, que não são todos os proprietários de terras da região que estão engajados em manter a parceria com o Executivo na correção e manutenção das vias rurais. Por isso, desenvolverá Projeto de Lei solicitando a participação de todos os fazendeiros e usineiros que utilizam as estradas para ir e vir. João Ferreira da Silva é morador da região há mais de trinta anos e destacou a importância de que todos contribuam com a iniciativa. “Os barrancos na beira da estrada oferecem muitos riscos. Inclusive já aconteceram muitos acidentes. Essas obras contribuem muito para a manutenção da segurança dos moradores e visitantes”.