Borjão leva para o Plenário discussão sobre gratificação a servidores da Seds

02/07/2014 00:00

Compartilhar

A luta pela conquista de uma gratificação para os analistas governamentais que atuam na Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) virou tema de debate na reunião desta quarta-feira (2) na Câmara Municipal. Representantes da categoria estiveram no Plenário a convite do vereador Marcelo Machado Borges – Borjão(DEM), que é presidente da Comissão de Assistência aos Servidores Municipais da CMU.

As analistas governamentais Érica Faria e Márcia Gerônimo representaram a Seds. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Luís Carlos dos Santos, também participou da reunião. Borjão convidou, ainda, o secretário municipal de Administração, Rodrigo Souto, o qual enviou ofício explicando sua ausência que, segundo ele, ocorreu devido a compromissos assumidos anteriormente. O secretário informou, ainda, “que a pauta em questão está em análise pela Secretaria de Administração, juntamente com a Seds, e assim que tiverem uma decisão entrarão em contato”.

Borjão explicou que desde 2011, juntamente com o Sindicato, tentam obter a gratificação para os profissionais. Ele explicou que durante a campanha de 2012 o então candidato a prefeito Paulo Piau se comprometeu a ajudar, mas desde então a situação está sendo "empurrada com a barriga". Para o vereador, "é de bom tamanho o governo cumprir com a promessa".

Ainda de acordo com Borjão, ele sempre defendeu o funcionário público e é seu dever como presidente da Comissão dos Servidores. "Eu conheço o trabalho desenvolvido por eles, principalmente nos CRAS, e entendo que nada é mais justo do que esta reivindicação", acrescentou.

Para o representante da CMU, a Prefeitura precisa pagar a mesma gratificação já recebida por outros analistas governamentais que trabalham no governo municipal.

A analista Érica Faria esclareceu que representa um movimento composto por vários profissionais, como psicólogos, pedagogos, entre outros, que surgiu para fortalecer as categorias. Segundo ela, há oito anos lutam para conquistar a chamada produtividade, que já existe para outros colegas lotados em outras secretarias, como na Administração, Agricultura e Educação.

A servidora não quis entrar na questão da desigualdade salarial e fez questão de dizer que lutam pelo acesso da população ao atendimento, e que não querem aumentar o número de pessoas atendidas, mas a qualidade do serviço prestado.Sobre o benefício, Érica afirmou que o mesmo vai contribuir para melhorar a qualidade de vida dos profissionais. Ela disse que sempre foram recebidos pelo prefeito, que manteve diálogo com a categoria. A analista governamental também contou que estão em franca negociação e no início da semana foram informados pelo secretário Rodrigo Souto de que o prefeito tem intenção de atender o pleito, após a realização de estudos orçamentários da Seds.  

O presidente do Sindicato, Luis Carlos, disse que juntamente com a Comissão que representa o servidor na Câmara, tem buscado esta produtividade para os analistas da Seds, já paga para os servidores de outras secretarias. "No governo passado não conseguimos avançar, mas o prefeito Paulo Piau fez o compromisso. Eu gostaria que a administração se sensibilizasse com a situação, pois já nos sentamos várias vezes para negociar. O Executivo alega que não tem recursos, mas espero chegar a um acordo e que diante deste movimento sejamos atendidos", afirmou o sindicalista.

O vereador Luiz Dutra (SD) disse que sempre esteve do lado do servidor público,pois também é um e sabe das dificuldades enfrentadas. "É importante o movimento pacífico e ordeiro, sempre abertos ao diálogo. A administração pública tem sempre que olhar com carinho estas questões", afirmou. Dutra também defendeu a isonomia dos servidores e que junto com o Sindicato é preciso sensibilizar o prefeito para as justas reivindicações.

Samuel Pereira (PR) destacou que os servidores merecem a igualdade, que é de suma importância. Ele também destacou que podem contar com ele e com os demais vereadores.

Já o vereador Franco Cartafina (PRB) ofereceu seu apoio à reivindicação, enquanto DeniseMax (PR) falou que o prefeito precisa ter mais seriedade e cumprir o que promete. Samir Cecílio (SD) demonstrou insatisfação com o Executivo e com ofato de ter servidores recebendo salários injustos, enquanto existem servidores“mamando nas tetas” do governo.

O vereador Edcarlo dos Santos Carneiro - Kaká Se Liga (PSL) destacou o bom trabalho desenvolvido por Borjão. Ele também comentou que o serviço realizado pela Seds é fundamental e "tem nojo quando anda por determinadas secretarias e vê funcionários sem fazer nada". Ele ainda criticou a contratação de pessoas que não sabem fazer nem sequer um ofício, às vezes recebendo bem mais que um funcionário de carreira.

Mesmo assim, Kaká avaliou que aos poucos o governo tem atendido alguns seguimentos e acha que esta situação são será diferente.

Para o vereador Edmilson de Paula (PRTB), que é vogal na Comissão dos Servidores, "já passou da hora de o prefeito tomar uma posição e não ficar em cima do muro". De acordo com ele, não apenas para os funcionários da Seds, mas vários outros,inclusive da Saúde, precisam de uma atenção especial.

"O prefeito precisa arregaçar as mangas e mostrar trabalho, pois para mim, dentro de um ano e seis meses (de governo) ele ainda não fez nada", finalizou.  

Na sequência o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), que também faz parte da Comissão dos Servidores, como suplente, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos analistas governamentais para a população. O parlamentar comentou que os profissionais lidam com os problemas da população e mostram bons resultados. "Eu também sou servidor público do Estado e sei como é a necessidade de reconhecimento pelo trabalho realizado e a importância que tem para a população", afirmou. Segundo ele, também é preciso ficar de olho na questão orçamentária, nos recursos do governo federal e na melhor administração do dinheiro público.  

Ao final da participação dos convidados Borjão agradeceu pelo apoio de todos os vereadores, como também aos profissionais, pelo trabalho que realizam. Ele entende que é preciso continuar cobrando a promessa de campanha do prefeito,juntamente com o Sindicato. "Eu saio daqui hoje com a consciência leve por saber que tenho o apoio de todos os vereadores e espero um final feliz para esta luta", finalizou.

 

 

Departamento de Comunicação 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados