Borjão quer ampliação do programa

18/11/2009 00:00

Glaucoma
Borjão quer ampliação do programa

O vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão (PMDB), encaminhou o requerimento 1485, ao secretário de Saúde, Valdemar Hial, solicitando a ampliação do Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma do Governo Federal, disponibilizando colírios nas farmácias e Unidades de Saúde do município.
De acordo com o vereador, em resposta a ofício encaminhado ao Deputado Fahim Sawan, foi informado que a partir de 2010, entrará em vigor a Portaria Ministerial nº 288, de maio de 2008, que trará novos critérios para credenciamentos, mudanças nas nomenclaturas de Unidades Prestadoras de Serviços (UPS) e também ampliará a opção de aquisição e distribuição dos medicamentos para Glaucoma (colírios), podendo ser realizadas pelas secretarias de saúde do Estado e Município e pelas próprias UPS.
Lembra ainda Borjão, que o município encontra-se credenciado junto ao Ministério da Saúde, através da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, estando apta a executar os atendimentos aos pacientes glaucomatosos, bem como a promover a distribuição dos medicamentos necessários a esse tratamento.  “Espero que o município tome as providencias necessárias para ampliar o programa, visto a quantidade de cidadãos que precisam. O programa propicia maior comodidade e menos gastos ao pacientes”, destacou.