"A Taxa de Coleta dos Resíduos Sólidos Urbanos aumentou 10% e é, sem dúvida, a grande vilã desse ano, já que o Imposto Predial e Territorial Urbano subiu 6,33% relativos somente a inflação do ano" . A afirmação é do vereador Marcelo Machado Borges – Borjão que apresentou requerimento em plenário na tarde desta terça-feira fazendo vários questionamentos sobre como é calculada e quais a destinação dos recursos arrecadados com essa taxa de limpeza. 
Segundo Borjão são muitas as dúvidas sobre como é calculada essa cobrança e por isso ele quer respostas e documentos do Executivo. O valor da taxa é repassado pela Secretaria de Infra-Estrutura para a Fazenda. Borjão quer saber os motivos do reajuste tanto do IPTU quanto da TCRSU e o que compõe cada um dos itens, com planilhas detalhadas. Além disso, saber como é empregado o dinheiro da taxa de limpeza e quais são serviços financiados por ela, já que como pode constatar o parlamentar, Uberaba está totalmente suja e com lixo acumulado em diversos pontos da cidade. Quer saber ainda quanto é gasto com coleta de lixo, limpeza urbana, capina e outros serviços. 
O vereador Borjão quer informação da Prefeitura sobre como é feita a aferição da quantidade de resíduos sólidos produzidos por ano em Uberaba e como é calculada essa cobrança. Por fim, qual a periodicidade da coleta de lixo por bairros e, afinal quanto o Município recebeu com a TCRSU em 2014 e a expectativa para 2015  e o que foi investido nesse mesmo período e onde.
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Marcelo Machado Borges – Borjão
07/04/15  

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020