Borjão quer PT mobilizado em prol dos servidores

19/01/2010 00:00

Borjão quer PT mobilizado em prol  dos servidores

Após convocar os vereadores para uma reunião no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), na última semana, para tratar do não reajuste do salário mínimo pela prefeitura, o vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão (PMDB), agora pede o engajamento do PT (Partido dos Trabalhadores) na discussão. Segundo Borjão, o PT, através de suas lideranças e direção, deve ter uma atuação efetiva nesta questão, visto o histórico em prol dos trabalhadores. O vereador explicou que já esteve em contato com integrantes do partido, que devem se reunir em breve para tratar da questão. “O PT é aliado do prefeito, faz parte do governo que concedeu o reajuste e tem um histórico voltado para estas questões. É hora do partido se unir a nós nesta luta em prol dos servidores. Temos que mobilizar a categoria neste sentido e sensibilizar o prefeito. O PT tem participação na administração municipal e pode auxiliar o sindicato nesta luta”, disse Borjão.
O vereador também fez contato com o prefeito Anderson Adauto solicitando que o reajuste seja concedido e aguarda para os próximos dias uma resposta a sua reivindicação. Ele também já propôs uma outra reunião com servidores, sindicato, vereadores e integrantes do PT para dar continuidade à discussão.
Negativa - Até o momento, a prefeitura de Uberaba mantém a posição de não conceder o reajuste, justificando que as súmulas aprovadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), dá entendimento de que o servidor que tem salário base de R$ 465 e que com os acréscimos atinge o valor do novo salário mínimo, que é de R$ 510, não terá a correção no próximo mês. Só será dado o reajuste para os servidores cujo salário não atinge o valor de R$ 510, mesmo com as vantagens e gratificações. Neste caso, a PMU dará o reajuste através de um abono. Para Borjão, o prefeito deve rever esta decisão. “O impacto na folha, se conceder o reajuste para todos que ganham o salário mínimo, será de R$ 80 mil a R$ 100 mil. Não acho que seja um grande impacto. Somente a Câmara deixará de receber da prefeitura, devido a queda no repasse do duodécimo, uns R$ 300 mil por mês”, destacou.