Borjão questiona abertura de capital da Codiub

13/04/2015 00:00

Compartilhar

O vereador Marcelo Machado Borges - Borjão apresentou requerimento solicitando ao prefeito esclarecimentos sobre a possível entrada de parceiro privado na composição societária da Codiub, depois de cancelada a compra do software considerada irregular pelo Tribunal de Contas. "É necessário que a Prefeitura pague a Codiub, já que a dívida seria de cerca de R$ 3 milhões.  Então pergunto quando e de que forma a PMU pretende pagar  pelos serviços já prestados.  Caso isso ocorresse, haveria investimentos internos na empresa, melhoria da prestação de serviços e valorização do seu pessoal, que é da mais alta qualidade", afirmou Borjão. 
Marcelo Borjão questiona qual a forma de abertura de capital e qual o investimento da empresa privada, se já existe interessado e quem seria. Ele quer saber se com essa abertura haverá investimentos na Companhia e se a empresa terá poder de decisão dentro da Codiub. Atualmente a Prefeitura é a maior acionista com 99% das ações da Codiub. 
A Codiub tem adquirido equipamentos e colocado à disposição da PMU (servidor novo de banco de dados para migração para Oracle, Sistema de Firewall para Internet - Fortigate).  A migração para o tal banco de dados Oracle estaria marcada para dia 20/04/15, alguns sistemas já irão rodar neste novo banco. Isso significa que a empresa tem investido em tecnologia e o vereador questiona então necessidade de terceirizar a empresa ou adquirir software que já desenvolve os sistemas.  
De acordo com informações recebidas pelo vereador nunca houve e nem sequer tem sido solicitado que haja algum tipo de investimento da Prefeitura na Codiub. O que a PMU deveria, e não tem feito, é apenas pagar pelo serviço prestado. A Codiub tem se garantido e adquirido equipamentos, tais como servidores e outros de segurança de dados, sem que a Prefeitura tenha de comprar nada.?
Um dos argumentos da Prefeitura para a abertura de capital é a implantação do  Prontuário Eletrônico. Mas, pelo que se sabe já existe um sistema desenvolvido pela própria Codiub, pronto para ser implantado. Então Borjão questiona da real necessidade de sistema vir de fora. "Não seria melhor que a PMU equipasse as UBSs e a Secretaria de Saúde para funcionar o sistema adequadamente.  Nesse caso, o que estaria faltando para a sua implantação?", questiona. 
A proposição tem por objetivo esclarecer dúvidas sobre a possível terceirização da Companhia.
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Marcelo Machado Borges - Borjão
10/04/15

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados