Borjão solicita adesão do município ao Programa “Viver Sem Limites”

02/10/2013 00:00

Borjão solicita adesão do município ao Programa “Viver Sem Limites”
Foi aprovado pelo Plenário da CMU, o Requerimento do vereador Marcelo Machado Borges - Borjão (DEM) solicitando ao prefeito Paulo Piau viabilizar junto à Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a adesão de Uberaba no Programa "Viver Sem Limites - Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência", conforme Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011, a exemplo de diversos municípios brasileiros.
Por meio de ações estratégicas em educação, saúde, assistência social e acessibilidade, o programa tem como objetivo promover a cidadania e o fortalecimento da pessoa com deficiência na sociedade, promovendo sua autonomia, eliminando barreiras e permitindo o acesso e o usufruto, em bases iguais, aos bens e serviços disponíveis à população.
Borjão informou que o Governo Federal vai investir, até o ano que vem, R$ 7,6 bilhões em ações que integram o Programa Viver sem Limites. Entre as ações, ressaltou a entrega de casas adaptáveis, construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida; transporte escolar adaptados para atender as crianças e os adolescentes, bem como a liberação de verbas para adaptação arquitetônica em escolas e instalação de salas de recursos multifuncionais. "Com esse programa, estamos garantindo direitos, autonomia e, principalmente, oportunidade às pessoas com algum tipo de deficiência para que elas possam viver com mais liberdade e mais dignidade", acrescentou o vereador.
Finalizando, Borjão ressaltou que o "Viver sem limite", tem a inclusão social como prioridade e possibilita que milhões de brasileiros e brasileiras, que representam 23,92% da população do país, saiam do esquecimento para, finalmente, com dignidade e com qualidade de vida, possam ter uma vida feliz.