Borjão vai a Uberlândia conhecer realidade do hospital gerido por OS
O  vereador Marcelo Machado Borges – Borjão,  como presidente da Comissão de Saúde do Legislativo uberabense,  esteve em Uberlândia pela segunda vez em duas semanas para tratar da forma como é gerido o Hospital Municipal daquela cidade, através da  Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que é uma Organização Social sem Fins Lucrativos(OS).  O parlamentar quer ter convicção da qualidade desse tipo de atendimento, a lisura das ações e os resultados que beneficiem a população, para poder votar com tranqüilidade o Projeto de Lei 183/13 em tramitação na Câmara de Uberaba. Nele, o município fica autorizado a repassar para OSs,  a administração e desenvolvimento de órgãos e entidades públicas.    
Acompanharam o vereador, além de sua equipe técnica, representantes das secretarias municipais de saúde de Uberaba e Uberlândia, bem como diretores da SPDM e membros do Conselho Municipal de Saúde. Foram feitos diversos questionamentos por Borjão em relação ao funcionamento e a legalidade das ações. 
Trata-se de uma Fundação lidada à Escola Paulista de Medicina com o objetivo de ensino, pesquisa e assistência médica. O grupo também visitou o Hospital Municipal e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro que tem orçamento de R$ 72 milhões em 2013, que chegará a R$ 92 milhões em 2014. É um dos únicos do país certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) que comprova sua eficácia. 
Em seu pronunciamento o vereador Borjão disse que tinha uma visão muito negativa da administração da OS, mas depois viu que funciona. Para ele o importante é a qualidade do serviço, dentro da legalidade e o retorno da satisfação da população.  Ele pretende conhecer outros exemplos de gestão de OSs. 
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Marcelo Machado Borges -Borjão

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020