A arquiteta Nanda Soares Bartonelli concedeu entrevista à jornalista Evacira Coraspe para falar de como a arquitetura pode contribuir para a evolução sustentável não só das construções físicas urbanas, mas, inclusive, como canalizadora de uma conexão social com a responsabilidade entre a construção civil e o meio ambiente. A permacultura, por exemplo, foi abordada pela arquiteta, uma vez que essa é uma forma de reutilizar energia e riquezas naturais para juntar a filosofia e a prática sustentável.  “Partimos da base de deixar o lugar melhor do que ele está, até mesmo produzindo mais energia do que se consome. Podemos explorar os elementos para habitar em um território melhorando suas condições e interferindo positivamente, planejando espaços pensando na perspectiva de melhorar a integração com o meio ambiente”, explica. Nanda diz que por meio do design da agricultura é possível contribuir para isso e realmente fechar o ciclo.

 

Nanda também fala de como funciona a economia circular, que é um conceito que vem ganhando força no mundo, pois países estão assumindo compromissos para oferecer produtos que visem atender à essa economia. Por exemplo, empresas como a Renault não teriam matéria-prima para fabricação de carros nos próximos anos e já têm projetos para recuperação de peças, entre outras ações. Mas esse é apenas um exemplo do assunto, que tem uma gama enorme de aplicabilidade, inclusive para melhoria da realidade de empresas de pequeno porte. Nanda explica que dentro da sustentabilidade existem diversas possibilidades e que cada uma tem inúmeras soluções que contribuem para a melhoria da integração entre sociedade e meio ambiente. A arquiteta também diz que é possível garantir a melhoria dos serviços e produtos de empresas, que podem contribuir para evitar grandes impactos aos aspectos ambientais e, ainda, obter maior lucratividade para as empresas.

 

Nanda é formada pela Universidade de Uberaba. Atua com foco em Arquitetura Natural e Consultoria em Sustentabilidade. A entrevista pode ser acessada pelo canal Evacira Coraspe no YouTube. O programa Movimento também vai ao ar nas sextas-feiras a partir das 19 horas, no canal digital da TV Câmara 61,3.

 

Jornalista Renata Thomazini

Mtb. 11046/MG

 

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020