Câmara aprova a municipalização do DI III

21/05/2015 00:00

Foi aprovado hoje, na última reunião de maio (21) o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo autorizando a conceder a remissão de crédito tributário (impostos, taxas e contribuições), no valor de quase 324 mil, à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - CODEMIG. Em contrapartida o Município está adquirindo 412.778,22 m2 de área no Distrito Industrial III, que pertencia à CODEMIG, avaliada em pouco mais de 8 milhões de reais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Municipal, José Renato Gomes, presente na reunião, ressaltou que Uberaba está vivendo um momento extraordinário de desenvolvimento e esta área é fundamental para que o Município continue conquistando novos empreendimentos. Já o subsecretário Edson Fernandes destacou que com a conclusão do processo de municipalização do DI-III, Uberaba terá mais agilidade na aquisição de empresas, pois todas as negociações ficarão a cargo do Município e não da Codemig. Quanto à quantidade de indústrias que o Distrito poderá abrigar, o subsecretário informou que não há um número exato, vai depender do tamanho do projeto que a empresa irá apresentar. “Isso tudo é para que Uberaba se consolide como o município mais atrativo no setor de desenvolvimento industrial”, disse.
Destaques. O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) fez questão de ressaltar que as negociações deram início na administração passada, quando foi acertado o primeiro passo da remissão de dívidas com a Codemig para possibilitar o prosseguimento do processo e consolidar mais uma etapa. O vereador Edcarlo Carneiro – “Kaká Se Liga” (PSL) pediu ao secretário José Renato, já que serão abertas vagas de empregos com a implantação de indústrias no DI III, que a oportunidade seja dada à nova geração que está concluindo o curso superior, para evitar que procure outras cidades. “É interessante que a Secretaria desenvolva uma campanha nas universidades e divulgue as vagas disponíveis”, propôs.
Samir Cecílio lembrou que no final do governo do do ex-prefeito Odo Adão, há 11 anos, foi assinado um protocolo de intenção, inclusive com a assinatura do prefeito que tomaria posse logo a seguir, Anderson Adauto, referente ao repasse dessa área para o Município e infelizmente nada foi feito. “Esta negociação vem sendo feita a duras penas; já era pra ter sido concretizada há muito tempo. Se tivesse cumprido o protocolo de intenção, a situação da área do DI III seria diferente”, lamentou.
Justificando. Cléber Humberto de Souza Ramos – “Cléber Cabeludo” (PROS) justificou que o processo não deu continuidade no governo do prefeito Anderson Adauto, porque ele não conseguia espaço dentro da Codemig. “Não foi por falta de esforço. Inúmeras dificuldades eram impostas à administração passada. Por isso cumprimento a atual administração pela conquista”, manifestou Clébér, que foi o líder do Prefeito Anderson, na gestão passada.
Jorn. Cássia Queiroz
Departamento de Comunicação da CMU