Câmara aprova alterações no Caresami

11/08/2010 00:00

Câmara aprova alterações no Caresami

Tony Carlos afirma que se gasta mais reeducando menores infratores do que com educação haja vista os salários dos professores municipais

A votação do Projeto de Lei 155/10, ocorrida durante a sessão plenária de hoje (10/07), chamou a atenção do vereador Tony Carlos, para os valores gastos pelo município no Caresami, que agora será denominado de Centro de Atendimento e Responsabilização do Adolescente em Medidas de Internação. O projeto tem por objetivo promover adequações às regras estabelecidas no Convênio de Cooperação Técnica e Financeira entre a PMU e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Defesa Social. A matéria também ampliou o número de internos de 40 para 50, além de aumentar o número de Assessores Especializado de 50 para 60 e diminuir o número de cozinheiras de três para duas. No texto do projeto, a justificativa para o aumento de assessores é a ampliação de vagas. No caso da redução de cozinheira, se deve a ajuste operacional, não havendo possibilidade de aumento salarial para a duas que restaram.
Somando os valores pagos em salários, o vereador Tony Carlos afirmou que a PMU gasta mais de R$ 101mil, sendo que não estão inseridos neste valor, recursos gastos com água, energia, alimentação e outros bens de consumo. Para o vereador, está havendo uma inversão de valores, haja vista que se gasta mais com profissionais que atuam nestes ambientes de ressocialização, do que com educadores. “Paga-se R$ 3 mil para a diretora geral da instituição, R$ 2.100 para os Diretores de Atendimento e de Segurança, enquanto um professor municipal, ganha pouco mais de R$ 600. Temos que repensar esta questão para o futuro. Quem sabe se pagarmos uma salário de R$ 2.100 para um professor, teremos menos jovens infratores?”, afirmou, destacou que sabia do profissionalismo e a competência dos dirigentes da instituição, mas que não poderia deixar de fazer esta avaliação.
Os vereadores Carlos Alberto de Godoy e João Gilberto Ripposati, destacaram a necessidade de viabilizar cursos para os jovens como forma de dar oportunidade para os mesmo, após a passagem pelo Centro. O vereador Samuel Pereira, ao contrário de Tony Carlos, acho que se gasta pouco com este tipo de ação, e que o município deveria investir mais para garantir esta ressocialização.