Câmara aprova criação da Semana da Saúde Bucal proposta pelo vereador Alan Carlos

24/08/2017 09:34

Semana da Saúde Bucal fica instituída anualmente dia 25 de outubro.

Aprovado na sessão plenária desta quarta-feira, (23) Projeto de Lei que acrescentará ao calendário popular do município, a Semana da Saúde Bucal. A proposta foi apresentada pelo cirurgião-dentista, vereador Alan Carlos (PEN).

A Semana da Saúde Bucal será realizada anualmente na semana do dia 25 de outubro, Dia Nacional da Saúde Bucal.

Segundo o vereador autor, o projeto tem como objetivo conscientizar e orientar a população sobre a importância dos cuidados bucais e práticas saudáveis, como meios eficazes de prevenção, através de campanhas de conscientização e esclarecimentos à população.

“Instituir a Semana Municipal da Saúde Bucal visa promover reflexão, além de desenvolver debate público e educacional sobre a questão da saúde bucal. É uma maneira de criar e ampliar as ações interinstitucionais que perpassam o envolvimento dos poderes públicos, órgãos estatais e entidades da sociedade civil”, cita o parlamentar.

Ações.  A Semana da Saúde Bucal conterá eixos temáticos de informações, sendo eles: técnicas adequadas de escovação, uso adequado da escova e do fio dental, importância da alimentação balanceada e do intervalo entre as refeições, higiene da língua e gengiva, odontopediatria, odontogeriatria, medidas para prevenção do câncer bucal e odontologia do esporte e do trabalho.

“A saúde começa pela boca, por isso é necessário que essas políticas de saúde não atendam apenas dos aspectos curativos, mas que sejam também vistas como ações preventivas”, conclui Alan Carlos.

Ainda de acordo com o vereador, a programação poderá contar com o apoio do Conselho Regional de Odontologia - Delegacia Regional de Uberaba -, Associação Brasileira de Odontologia - Regional de Uberaba-, Instituições de Ensino Superior, entre outras entidades que promovem ações em prol da saúde bucal.

Barbara Lemes

23/08/2017