Os vereadores aprovaram na manhã de hoje (16), o Projeto de Lei nº 185/15, de autoria do Prefeito Municipal, autorizando a criar no bairro Jardim Califórnia, um Centro Municipal de Educação Infantil, que levará o nome da Professora Marília Barbosa Pacheco Silva. O Cemei irá atender 165 crianças de 0 a 5 anos, em período integral, moradoras dos bairros  de Lourdes, Residencial 2000, Guilherme Borges, Vila Esperança I e II, José Barbosa e Jardim Califórnia.

Segundo a diretora da Unidade, Maria Célia dos Reis, que acompanhou a votação do projeto, sete salas do centro já estão funcionando e atendendo as crianças de 0 a 3 anos. “A partir do ano que vem as portas do Cemei estarão abertas para as demais faixas etárias”, assegurou.

O Líder do Prefeito, Elmar Goulart (SD), disse que a criação de mais um Cemei em Uberaba, concretiza o compromisso feito pelo prefeito Paulo Piau, assumindo assim, sua responsabilidade prevista na Lei de Diretrizes e Bases. Informou que hoje o município atende 7810 alunos de zero a cinco anos, distribuídas em trinta e cinco unidades destinadas a educação infantil. Diante deste número, o vereador Paulo César Soares – China (SD) destacou que este é o caminho certo. “É preciso investir na educação. Nosso país só vai melhorar quando os governantes entenderem que é através da educação que formamos bons cidadãos”, ressaltou.

O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) reconheceu o trabalho da atual administração, ressaltando que a educação tem avançado no município após a aprovação do Plano Decenal. Informou que tem inserido no Plurianual, LDO e Lei Orçamentária, emendas que dá condições para que no futuro os Cemeis possam ser transformados em Escolas de Ensino Infantil. Já Samuel Pereira (PR) destacou o esforço do vereador Edmilson Ferreira (PRTB) junto ao prefeito Paulo Piau, para a implantação do Cemei naquele setor da cidade.

Os demais parlamentares foram unânimes ao destacar o bom trabalho que a Secretaria Municipal de Educação vem fazendo no município. Inclusive, o vereador Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM) enfatizou que ela tem feito a diferença no governo Paulo Piau. A Diretora de Ensino da secretaria, Sônia Manzan, que acompanhou a votação PL, destacou a boa parceria com Poder Legislativo de Uberaba e a dedicação e competência da equipe da educação, “sem esse trabalho conjunto não caminharíamos como temos caminhado”, concluiu.

 

Professora Marília Barbosa Pacheco Silva – Foi diretora da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” – FETI, cargo que assumiu em 1978 e ocupou por doze anos.

A Administração Municipal decidiu homenagear a educadora, dando o seu nome ao novo Cemei, porque ela acreditava que por meio da educação poderia mudar a vida das pessoas ao seu redor e, como seu trabalho lhe proporcionava contato com um público carente de oportunidades, lutava constantemente para que essas fizessem parte dos cursos oferecidos pela FETI.

Era vista por seus colegas de trabalho e pela comunidade pela qual trabalhava como uma mulher de pulso forte e olhar atencioso para o social, teve sua jornada interrompida aos 46 anos.

 

 

Jorn. Cássia Queiroz

Departamento de Comunicação da CMU

16/09/2015

 

 

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020