Câmara aprova criação de Cemei para Santa Fé

03/07/2014 00:00

Por unanimidade dos vereadores presentes na reunião desta quinta-feira (03), foi aprovado o Projeto de Lei nº 172/14, de autoria do Poder Executivo, que cria o Centro Municipal de Educação Infantil Prof. Zita Therezinha Capuço, na comunidade de Santa Fé, para atender crianças de 0 a 5 anos.

A Chefe de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Renata Freitas,esclareceu que o projeto apenas irá oficializar a criação do Cemei junto ao Conselho de Educação, mas que o município, há mais de seis anos, atende as crianças da comunidade em uma casa alugada. Disse que, por mais que os professores se esforcem, o imóvel não dispõe de estrutura adequada para oferecer um trabalho de qualidade às 52 crianças matriculadas.

Renata informou que o prédio do novo Cemei, previsto para ser entregue no final deste ano, é resultado de uma parceria entre a PMU e a Usina Uberaba, isto é a usina repassou ao município um galpão onde funcionava o alojamento dos funcionários da empresa. Destacou a inviabilidade de transferir os alunos para a Escola Municipal Vicente Alves Trindade, que fica em Santa Rosa, distante 15km da comunidade, por questões de locomoção, segurança e aprendizagem.

O vereador Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM) disse que é importante ressaltar que o idealizador da atual escola de Santa Fé foi o ex-prefeito Anderson Adauto em 2006, atendendo um pedido do Borjão e da Associação de Moradores da comunidade. "Na ocasião não houve um acordo entre a Usina Uberaba e a Prefeitura.Nesta nova administração retornamos com o pedido e hoje estamos concretizando esse antigo projeto, oferecendo uma escola de qualidade às crianças",ressaltou.

A representante da Secretaria da Educação justificou o nome escolhido do Cemei: é uma homenagem à Professora Zita que foi grande incentivadora da formação de leitores na rede municipal de ensino, além de sua presença marcante como profissional dedicada e comprometida com a educação,pelas escolas municipais por onde passou.

Departamento de Comunicação