Câmara aprova data para comemorar Dia Municipal do Cooperativismo

10/06/2019 13:54

O Dia Municipal de Apoio ao Cooperativismo agora faz parte do Calendário Popular do Município. O Projeto de Lei de autoria dos vereadores Ismar “Marão” (PSD) e Agnaldo Silva (PSD) foi aprovado nesta segunda-feira (10).

Representantes de cooperativas da cidade estiveram presentes no Plenário, como o presidente da Unimed, Wilson Adriano Abrão Borges, a presidente do Cicoob/Credmed, Maria Elisa de Poi Cruz, a gestora de comunicação do Cicoob/Credmed, Ana Caroline Naves, e o gerente Uniodonto, Fabiano Lopes.

O vereador Agnaldo Silva apresentou uma emenda, que foi aprovada, especificando o primeiro sábado do mês de julho para comemorar a data. Além de destacar a importância do projeto aprovado, Agnaldo ainda comentou esperar que ainda nesta legislatura seja votado o Código Tributário, que vai beneficiar o cooperativismo na cidade.

Para o vereador Alan Carlos da Silva (Patri), Uberaba é privilegiada pela qualidade das pessoas que estão à frente destas instituições. “A questão do cooperativismo é algo que precisa avançar, levar para as novas gerações o valor de sua importância”, disse ele.

O líder do Executivo, vereador Rubério dos Santos (MDB), enalteceu a iniciativa, afirmando que o cooperativismo traz excelente resultados, com amplos trabalhos sociais. Ele lembrou que as cooperativas adotam praças e deixam claro que continuam trazendo resultados para a sociedade.

Segundo Almir Silva (PR), o prefeito Paulo Piau precisa entender que é o momento de trabalhar e formatar parcerias Público-Privada (PPPs). Ele lembrou que apresentou na Casa um projeto que se chama “Praças Conectadas”, o qual teve parecer de inconstitucionalidade e já foi entregue na mão do prefeito. Almir defendeu que seja feita uma PPP para viabilizar o projeto.

De acordo com “Marão”, foi um projeto amplamente discutido pelas cooperativas, e o que podem fazer em prol da população. Ele destacou que são academias instaladas nas praças, ou mesmo praças mantidas pelas cooperativas. O presidente agradeceu pela parceria que as cooperativas têm com a população.

O vereador Agnaldo disse que o cooperativismo, principalmente o de crédito, não tem lucro, pois parte volta para o associado e parte é investido na cidade, diferente de outras instituições financeiras que vem para a cidade e levam o dinheiro embora. “Tenho certeza de que a partir de hoje as cooperativas vão ficar mais fortes na cidade”, concluiu o vereador.

O vereador Kaká Carneiro (PR) disse que o cooperativismo gera emprego e renda, protege a comunidade e o comércio local. “Precisa ser valorizado e fortalecido, para continuar gerando empregos”, acrescentou.

Samuel Pereira (PR) parabenizou os colegas pela proposta.

De acordo com a presidente do Cicoob/Credmed, Maria Elisa, é um orgulho falar sobre cooperativismo. Ela contou que está há quase uma década no Cicoob, mas ouviu falar de cooperativismo de crédito há quase 40 anos e, inclusive, fez o seu TCC na faculdade sobre o assunto.

A representante da instituição lembrou que o cooperativismo busca uma sociedade justa, igualitária, união e construção conjunta. “O crescimento é conjunto, não individual, cresce com todos os cooperados e também com a comunidade onde está inserida”, acrescentou Maria Elisa.

Ainda segundo a presidente do Cicoob/Credmed, o setor cresceu bastante e mostrou sua capacidade de enfrentar o momento econômico de crise. Ela contou que são 780 cooperativas em Minas, com mais de 1,5 milhão de cooperados, sendo que 8,1% do PIB do estado provém das cooperativas.

Representando o cooperativismo médico, o presidente da Unimed Wilson Adriano afirmou que o principal ativo do cooperativismo são as pessoas, e que este é o futuro, que suplanta o capitalismo. Ele destacou que as cooperativas geram 250 milhões de empregos diretos no mundo, sendo que uma em cada sete pessoas no planeta está ligada ao cooperativismo.  Apenas com a Unimed, no Brasil são quase 52 milhões de pessoas beneficiadas, gerando 95 mil empregos diretos no país e 800 em Uberaba.

“O cooperativismo representa a força da comunidade”, finalizou o médico.

Representando a Uniodonto, Fabiano Lopes, agradeceu ao presidente “Marão” pelo apoio. Ele disse que está nascendo um movimento municipal de intercooperação, em conjunto com todas as cooperativas. Segundo Fabiano Lopes, são várias as ações em conjunto, inclusive um trabalho desenvolvido com o servidor público, até mesmo com a utilização do odontomóvel, fora as ações sociais.

A gestora de comunicação do Cicoob/Credmed, Ana Caroline Naves, agradeceu pelo apoio dos vereadores, lembrando que o projeto fortalece o cooperativismo, não apenas o de crédito, mas de forma geral. Ela falou sobre os projetos desenvolvidos e agradeceu pelo apoio, especialmente do presidente “Marão”.

O Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito é comemorado no dia 28 de dezembro.

Jorn. Hedi Lamar Marques
departamento de Comunicação CMU