Câmara aprova distribuição de brindes contra a dengue

15/12/2010 00:00

Câmara aprova distribuição de brindes contra a dengue

A prefeitura vai dar prêmios a quem manter as residências, comércios, indústrias ou instituições limpos, como forma de evitar a proliferação do mosquito da dengue em Uberaba. O Projeto de Lei 210/2010, entrou na pauta de votação da Reunião Ordinária desta terça-feira, na Câmara Municipal.
De acordo com o PL, os agentes de combate a endemias emitirão atestado de “Área Livre de Dengue” a cada visita, sendo que os atestados deverão ser trocados por cupons. O sorteio vai acontecer no aniversário de Uberaba, dia 1º de março de 2011, durante um show no Centropark. O valor dos prêmios é estimado em aproximadamente R$ 150 mil.
O atual presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Rodrigo Mateus, defendeu o projeto, idealizado enquanto ele ainda era secretário de Governo. Os vereadores se mostraram a favor do projeto, apesar de algumas críticas.
O vereador Marcelo Borjão (PMDB) chamou a iniciativa de “politiqueira”, mas boa para incentivar a população a manter as casas limpas. Para Luiz Humberto Dutra, se a maioria da população estiver mobilizada, ainda mais agora com este incentivo, será possível combater a dengue com mais condições e menos riscos.
O vereador Itamar Ribeiro criticou o interesse político do projeto e demonstrou preocupação com a possibilidade de os recursos saírem da Saúde. Rodrigo Mateus explicou que o dinheiro necessário será oriundo de recursos próprios.
Jorge Ferreira questionou a forma como os cupons serão distribuídos, ser por tamanho do imóvel ou terreno. Segundo Mateus, a distribuição será de um cupom para cada terreno ou casa, independente do tamanho, proporcionando a mesma vantagem para todos, contando que o local esteja realmente limpo. Quem vai ganhar os brindes dependerá da sorte de cada participante. O projeto foi aprovado com 12 votos favoráveis.