Câmara aprova gratificação para os servidores do CODAU

08/10/2013 00:00

Câmara aprova gratificação para os servidores do CODAU
A Câmara Municipal aprovou na primeira reunião de outubro, nesta segunda-feira (07), o Projeto de Lei nº 240/13, de autoria do Prefeito Municipal, que aumenta de 120 para 160 reais o valor do prêmio de incentivo à produção dos servidores do CODAU. O PL altera a Lei Municipal no 11.310/2011, que institui Prêmio de Incentivo à Produção aos Servidores das Carreiras Operacionais do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba.
Consta no projeto que não farão jus ao Prêmio de Incentivo à Produção os profissionais que desempenhem competências administrativas não ligadas diretamente à área operacional e aqueles que estejam recebendo Função Gratificada ou exercendo Cargo em Comissão em qualquer área.
Ronaldo Batista Silva, representando o Codau, esclareceu que foram feitas algumas alterações na Lei 11.310/11, para corrigir eventuais injustiças que foram percebidas ao longo da aplicação deste benefício, como ocorria com o servidor que mesmo abandonando o plantão, ou não comparecendo para trabalhar no dia escalado, continuava recebendo o prêmio. "Situações como esta resultaram em fator desmotivador àqueles servidores exemplares que cumprem com todas as suas obrigações, ou seja, a administração estava tratando de forma igual, servidores que se comportam de forma desigual", salientou.
O Líder do Prefeito, vereador Antônio Carlos Silva Nunes - Tony Carlos (PMDB) informou que a concessão do benefício está sendo destinada também, a algumas áreas que muito tem contribuído para a excelência dos serviços prestados à comunidade uberabense. Citou o exemplo do serviço de atendimento ao público, que após treinamento dos servidores trabalha com uma nova perspectiva de que o usuário não é um simples reclamante, mas, sim, um cidadão colaborador que ajudará a autarquia a encontrar os pontos de ajuste necessários ao bom funcionamento do serviço público municipal. Além disso, salientou Tony, o prêmio irá abranger o profissional que fiscaliza as obras e ainda aqueles que executam serviços administrativos de apoio direto à estrutura orgânica da área operacional, incluindo, almoxarifado, Central de Ordem de Serviço, Segurança e Medicina do Trabalho. "A máquina só funciona bem, quando o servidor trabalha satisfeito", ressaltou.
O vereador Marcelo Machado Borges - Borjão (DEM) disse que esta é mais uma conquista dele, "foram feitas inúmeras reuniões com o Presidente do Codau, solicitando o aumento do prêmio de qualificação e que fosse estendido aos demais servidores", esclareceu. Borjão informou que a próxima conquista será para os assistentes socais da Seds, que não tiveram a produtividade igualada aos assistentes sociais da Secretaria da Saúde.
Já o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) salientou que o PL está bem elaborado e que o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, continue caminhando junto com o Sindicado dos Servidores da Autarquia. "Estes profissionais merecem não só melhorias em forma de gratificação, mas em condições de trabalho. A cidade está em pleno desenvolvimento, o que requer uma demanda maior; portanto é preciso investir também, nesta área", destacou.
O Vice-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Codau, Alex Adevair Oliveira Leal, ressaltou que o Codau tem valorizado, de diversas outras formas, o funcionário que veste a camisa da autarquia. Agradeceu a CMU pela aprovação do PL e também à população de Uberaba que deposita confiança no trabalho executado por eles. "A nossa missão é muito difícil, mas a fazemos de coração", finalizou.
Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda de Uberaba - Foi aprovado na reunião de segunda-feira (07), o PL 215/13, de autoria do Poder Executivo, que altera a composição do conselho, trocando o Sindicato dos Empregados da Construção Civil pelo Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Uberaba.
O líder do prefeito, Tony Carlos, disse que a construção civil já se encontra representada pelo Sinduscon, que já faz parte do conselho, sendo necessária a inclusão de um representante do setor hoteleiro e similares que geram inúmeros empregos para nossa cidade.