Câmara aprova isenção de impostos para Brav Equipamentos Industriais
Um dos projetos aprovados na tarde desta quarta-feira (16) trata da isenção de impostos para a Brav Equipamentos Industriais. A empresa, que pretende atuar no mercado com a produção de equipamentos para indústrias sucroalcooleiras e de fertilizantes, manifestou interesse em construir sua primeira unidade industrial em área particular de cerca de 40 mil m², localizada na Av. Coronel Zacarias Borges de Araújo, no Distrito Industrial II.
Diante de pedidos negados de área para a administração passada, o empresário Bruno Martinelli, juntamente com seu pai e irmãos, adquiriu área e iniciou a construção, com investimento estimado em mais de cinco milhões. A previsão é de que vá gerar 50 empregos diretos e outros 10 empregos indiretos. A empresa ainda irá utilizar mão-de-obra do município, principalmente jovens de até 18 anos cadastrados no Programa Social de Apoio e Atendimento à Criança e ao Adolescente de Uberaba – PROBEM, como também portadores de necessidades especiais, proporcionando cursos de treinamento. 
Dessa forma, o projeto prevê contrapartida do município, através de concessão de isenção do IPTU pelo prazo de 8 anos em duas etapas e do ISSQN sobre os serviços de engenharia do prédio destinado à empresa.
  O vereador líder do executivo na Casa, Tony Carlos (PMDB), apontou que a cidade, que é pólo sucroalcooleiro, precisa de uma empresa como a Brav. "Chegava a entressafra e as usinas eram parcialmente desmanchadas e levadas ao estado de São Paulo para manutenção. Sendo assim, esta família resolveu criar a empresa. Vale lembrar que eles não estão ganhando o terreno. Como eles tinham pressa, compraram uma área no distrito industrial e estão construindo com previsão de inauguração em março de 2014. A única coisa que estamos fazendo é isentando impostos. Enquanto que para alguns damos todos os benefícios, para esse grupo são apenas algumas coisas. Eles são gente que vem de fora e apostou nessa cidade. Faço questão de aplaudir essas pessoas, porque somos mesmo um pouco parados e, com isso, somos impulsionados a acreditar no futuro". 
O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), durante visita no Distrito Industrial II, percebeu o empreendimento e contatou Bruno, que revelou estar aguardando apreciação da Casa sobre o referido projeto. Diante disso, o vereador pediu ao Legislativo a inclusão do mesmo na pauta, reconhecendo a urgência. O vereador ainda aproveitou a presença do Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Fernandes, e solicitou a duplicação da Avenida Coronel Zacarias e asfalto para a Rua Dois. Fernandes esclareceu que, com relação ao asfalto, houve uma paralisação para que fosse atendido outro ponto de forma emergencial, mas que na próxima semana será retomado o trabalho. "Em relação à Coronel Zacarias, já está nos planejamentos bem como na extensão no final do DI-II. Além disso, a Avenida Sete também será duplicada", revelou o subsecretário. 
Todos os vereadores reconheceram a importância da empresa na geração de empregos e desenvolvimento para a cidade e parabenizaram a iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento. Para Fernandes, a Brav tem uma grande importância para Uberaba, "pois passará a fortalecer um segmento muito especial que é o sucroalcooleiro e de fertilizantes. Como a empresa já adquiriu o terreno, restou-nos dar incentivo com a isenção de imposto". 

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020